Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
fotógrafa Mila Petrillo: registra com olhar sensível a transformação que instituições de apoio sociocultural promovem nas vidas de crianças e adolescentes espalhados pelo Brasil. O resultado está nolivro Arte de Transformação…, lançado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Algumas das fotos que preenchem o livro ficarão expostas em frente à Livraria Dom Quixote do CCBB até o fim do mês.
Olivro contém 600 imagens de 52 iniciativas visitadas por Mila. “O ponto principal das instituições é a recuperação do ser – mas, ao mesmo tempo, com um trabalho de qualidade artística genial”, explicaa fotógrafa.

Boa parte das imagens registra as performances artísticas das crianças e adolescentes, estimuladas pelos projetos que as acolhem. “Não estou romantizando a pobreza: o que quero dizercom as fotos é que enxergamos muito pouco o outro”, enfatiza Mila. E completa: “A cada dia conheço uma entidade da qual nunca sequer tinha ouvido falar; é uma coisa totalmente sem controle, graças aDeus!”.

É exatamente a proliferação dessas iniciativas o que deixa Mila esperançosa. “Isso tudo – que está acontecendo de forma silenciosa – terá um grande impacto na arte brasileira daqui a 10, 15anos”, prevê.

O livro Arte de Transformação… foi editado pelo jornalista, artista plástico e músico Bené Fonteles; e traz textos de Severino Francisco e TT Catalão, além de dados sobre cada projetosocial registrado.

Fotógrafa há 29 anos, Mila – antes de se render aos projetos – era figurinha fácil na cobertura de eventos culturais da capital. Foi em 1993, a convite da Centro Projeto Axé deDefesa e Proteção à Criança e ao Adolescente, em Salvador, que ela percebeu um outro mundo de possibilidades artísticas.

Vinda de uma família de militantes de esquerda, Mila viveu a infância emtempos de ditadura. Quando adulta, frustrou-se com o Brasil inteiro – que respirava os primeiros ares de liberdade da abertura política e das eleições diretas – diante do impeachment de Collor, e se...
tracking img