Atps contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa Nº 1

Aula-tema: Fundamentos da Contabilidade de Custos.

Passo 2 – Pesquise sobre os princípios fundamentais da contabilidade (PFC) aplicados na área de custos, pelo menos em quatro bibliografias diferentes. Observe as convergências dos autores sobre o tema. Utilize uma lauda para esta pesquisa.

CEPPEV - Centro de Pós-Graduação e Pesquisa Fundação Visconde de Cairu
A Contabilidadede Custos e os Princípios Fundamentais de Contabilidade
Dílson Cerqueira da Silva

Os Princípios Fundamentais de Contabilidade têm sustentado a nossa Contabilidade de Custos. Verifica-se que a maioria dos posicionamentos de nossa literatura leva-se em consideração os Princípios.
A concepção de portadores de custos e dos Princípios da Essência sobre a Forma, aliados ao Princípio da Causaçãoestrutura a construção de como deve funcionar a apropriação dos custos em Contabilidade.
Isso não significa que os sete Princípios Contábeis reconhecidos pelo CFC não contribui para na formatação dos custos diretos e indiretos, mas considero que eles, para ser mais precisos, necessitam de complementos, que são visualizados pelo dito no parágrafo anterior.
Somente encontramos base para sustentaro nosso pensamento com a análise do que é custo, suas interpretações e relacionamentos, sob a ótica do Princípio Causal porque as terminologias e explicações anteriores ou tradicionais, não me trouxeram condições para entender, com mais precisão, os Custos Diretos e Indiretos.
Dessa forma, ainda teve grande influência a leitura de Princípios Contábeis pela concepção do que é científicofundamentado em teorias, como sugere, um conhecimento que tem bases epistemológicas e, por conseguinte, científica.
O uso do entendimento conjunto desses Princípios leva a Contabilidade de Custos a um procedimento coerente, dentro de uma lógica, e principalmente verdadeira.
Consideramos ainda que o gerenciamento será mais preciso se as apurações de custo, departamentalizados ou não, atingirem o nívelde precisão traçado na concepção da Causação.
O outro lado em que os Princípios Contábeis precisam de um avanço, é a re-leitura dos Princípios que buscam uma objetividade nos registro deixando a contabilidade à margem de críticas pela falta de registro do que todo mundo sabe que ocorre nos patrimônios como o lucro pela mais-valia ou os efeitos positivos e negativos que as marcam impõem.
Épreciso que avancemos sem, contudo, esquecer das bases que fundamentam a nossa ciência. A civilização andou, as formas de registro também, porque será que não podemos avançar em busca de alcançar, em plenitude, o que o conhecimento científico pede, a VERDADE.
Os Princípios Fundamentais têm um papel essencial nesta nova fase que a Contabilidade tem que atingir.http://www.grupos.com.br/group/admftc45/Messages.html?action=download&year=08&month=8&id=1219322650309972&attach=#263,8,Materialidade ou Relevância
Prof Leonice Oliveira

Princípios Contábeis aplicados a Custos e outras questões
Princípio da Realização da Receita
Reconhecimento contábil do resultado somente quando da realização da receita que ocorre, em regra, quando da transferência do bem ou do serviço para terceiros.Princípio da Competência ou da Confrontação entre Despesas e Receitas
Diz respeito ao reconhecimento das despesas:
Despesas especificamente incorridas para a consecução daquelas receitas que estão sendo reconhecidas;
Despesas incorridas para a obtenção de receitas genéricas, e não necessariamente daquelas que agora estão sendo contabilizadas.
Princípio da Competência ou da Confrontação entreDespesas e Receitas
Diz respeito ao reconhecimento das despesas:
Despesas especificamente incorridas para a consecução daquelas receitas que estão sendo reconhecidas;
Despesas incorridas para a obtenção de receitas genéricas, e não necessariamente daquelas que agora estão sendo contabilizadas.
Princípio do Custo Histórico como Base de Valor
Registro pelo valor original de entrada.
Pode-se...
tracking img