Cfaq-ii/iii m

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENE
IEAR-INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ANGRA DOS REIS

CURSOS PROFISSIOALIZANTES E DE GRADUAÇÃO:
O crescimento por formação profissionalizante no mercado aquaviário
Marcus Vinicius Alves dos Santos

OUTUBRO 2012
I – INTRODUÇÃO:
Este relatório procura apresentar os efeitos motivadores da crescente procura pelos cursos profissionalizantes e suas relações com os cursosde nível superior em estudantes do Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ-II/III M). Ele compara as expectativas de inserção no mercado de trabalho de vinte e nove estudantes divididos, pelo nível de escolaridade, em dois grupos: os que já possuem algum tipo de formação acadêmica (PFA) e os que não possuem nenhum tipo de formação acadêmica (NFA). Neste relatório estudam-se dois aspectos relevantes:a perspectiva de inserção no mercado de trabalho e a continuidade dos estudos acadêmicos.

II – JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista a crescente procura pelos cursos profissionalizantes na área de formação de Aquaviária (os CFAQ-II/III M) e a sua valorização junto ao mercado marítimo, este trabalho de pesquisa busca identificar os efeitos que motivam o interesse deste tipo de profissionalizaçãoe suas expectativas em relação aos outros cursos de formação de nível acadêmico .

III – DADOS DO CONTEXTO:
De acordo com dados da PETROBRAS e do CNPE, foram encontradas, recentemente, novas camadas do Pré-Sal, com aproximadamente 112 mil km2. Esta recente descoberta prevê claramente o aumento das atividades marítimas em regiões diretamente afetadas pela descoberta destas camadas. Esteemergente crescimento das atividades marítimas sugere o aumento dos transportes aquaviários, gerando a necessidade do aumento da mão-de-obra qualificada neste setor. Para a inserção destes profissionais no mercado o PREPOM, em 2012, pretende formar mais de 3000 profissionais através dos CFAQ. Este número corresponde à quantidade de mão de obra que se espera entregar ao mercado em 2013 onde o principalcurso para qualificação nesta área profissional é o CFAQ-II/III M, que possui as melhores expectativas de rápida inserção no mercado de trabalho.

IV – DISCUSSÃO TEÓRICA
Sobre a formação profissional, (CUNHA 1998) afirma que nas políticas públicas, a inserção do ensino técnico tinha por objetivo atender as classes sociais de menor renda e fornecer rápida mão de obra especializada ao mercado detrabalho. Com o tempo, a forma de inserção profissional e a continuidade dos estudos acadêmicos se tornam motivo de grande preocupação em estudantes universitários no final de seus estudos com o futuro profissional e a inserção no mercado de trabalho mais cedo (NEIVA 1996), demonstra que os jovens acreditam que é mais fácil entrar no mercado de trabalho como estagiário ou em um cargo inferior parasó depois, com mais experiência, alcançar o seu verdadeiro objetivo, como uma espécie de trampolim que em lança o profissional para o mercado saindo de um nível inferior (técnico, profissionalizante) onde ele adquire experiência e após a sua graduação seria reclassificado ao cargo desejado.

V - METODOLOGIA:
Para fins de coleta de dados, foi escolhido o método de questionário a 29 alunospertencentes ao Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ-II/III -M) promovido pelo O Ensino Profissional Marítimo (EPM) da Diretoria de Portos e Costa, em Angra dos Reis, que visa à formação do “Moço de Convés- MOC“.
A divisão dos indivíduos de acordo com o nível de escolaridade encontra-se na Tabela abaixo:
Cenário empírico:
PFA corresponde aos alunos que já possuem algum tipo de formação acadêmica;e.
NFA corresponde aos que não possuem nenhum tipo de formação acadêmica.
GRUPOS |
PFA | NFA |
Efetivo | Presente | Efetivo | Presente |
10 | 10 | 19 | 19 |
Total de alunos participantes | 29 |

Como no demonstrado na tabela acima todos os alunos mostraram interesse em responder o questionário.

VI – DISCUSSÃO DE DADOS:
Quanto ao acesso às informações:
Investigou-se o modo...
tracking img