Durkeim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FAED – Faculdade Educacional de Dois Vizinhos

Leonardo Sartor

Durkheim

Dois Vizinhos
2013
Introdução
Este trabalho aborda a história de Émile Durkheim, um homem apontado como um dos primeiros grandes teóricos da sociologia. Desde seu nascimento e o local onde começou seus estudos até suas contribuições para a Sociologia.
A maior parte da vida de Durkheim foi durante a terceirarepublica francesa, época caracterizada pelas instabilidades políticas e pelas guerras civis.

Émile Durkheim nasceu em Épinal, no dia 15 de abril de 1858. Iniciou seus estudos filosóficos na Escola Normal Superior de Paris, indo depois para Alemanha. Ainda novo, decidiu seguir o caminho dos familiares. Explicava os fenômenos religiosos a partir de fatores sociais e não divinos. Mas tal fato não oafastou da comunidade judaica. Muitos de seus colaboradores, entre eles seu sobrinho Marcel Mauss formaram um grupo que ficou conhecido como escola sociológica francesa. Entrou na École Normale Supérieure em 1879 juntamente com Jean Jaurès e Henri Bergson. Durante estes estudos teve contatos com as obras de August Comte e Herbert Spencer que o influenciaram significativamente na tentativa de buscara cientificidade no estudo das humanidades. Suas principais obras são: Da divisão do trabalho social, As regras do método sociológico, O suicídio, Formas elementares da vida religiosa, Educação e sociologia, Sociologia e filosofia.
O principal trabalho de Durkheim foi na reflexão e no reconhecimento da existência de uma "Consciência Coletiva", onde ficam claros seus desejos que diz respeito aobem comum. Émile parte do princípio que o homem é um animal selvagem que só se tornou Humano porque se socializou, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio do mesmo. Durkheim chamou de "Socialização" esta evolução do aprendizado humano, a consciência coletiva seria então formada durante a nossa socialização e seria composta portudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar. E esse "tudo" ele chamou de "Fatos Sociais", e disse que esses eram os verdadeiros objetos de estudo da Sociologia.
Nem tudo que uma pessoa faz é um fato social, para ser um fato social deve atender a três características: Generalidade, Exterioridade e Coercitividade. Isto é, o que aspessoas sentem, pensam ou fazem independente de suas vontades, é um comportamento estabelecido pela sociedade.
O mérito de Durkheim aumenta ainda mais quando publica seu livro "As regras do método sociológico", onde define uma metodologia de estudo, que embora sendo em boa parte extraída das ciências naturais, dá seriedade à nova ciência. Era necessário revelar as leis que seguem o comportamentosocial, ou seja, o que comanda os fatos sociais. Em seus estudos, os quais serviram de pontos expiatórios para os inícios de debates contra Gabriel Tarde (o que perdurou praticamente até o fim de sua carreira), ele concluiu que os fatos sociais atingem toda a sociedade, o que só é possível se admitirmos que a sociedade é um todo integrado. Se tudo na sociedade está interligado, qualquer alteraçãoafeta toda a sociedade, o que quer dizer que se algo não vai bem em alguma parte da sociedade, toda ela sentirá o efeito. Partindo deste raciocínio ele desenvolveu dois dos seus principais conceitos: Instituição social e Anomia.
A instituição social é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos pela sociedade,cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam. As instituições são, portanto, conservadoras por essência, quer seja família, escola, governo, polícia ou qualquer outra, elas agem fazendo força contra as mudanças, pela manutenção da ordem.
Durkheim deixa bem claro em sua obra o quanto acredita que essas instituições...
tracking img