Durkeim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- O fato social consiste em um objeto de analise específico da sociologia que define maneiras de agir , pensar e sentir “exercendo sobre o indivíduo uma coerção exterior sobre asconsciências particulares” . Tal fato acontece independente da forma que o indivíduo reproduz esse fato ou de sua vontade, ou seja “é algo dotado de vida própria, externo aos membros dasociedade
2- A sociedade para Durkheim consiste em uma “concepção de que a vida coletiva não é apenas uma imagem ampliada da individual, mas um ser distinto, mais complexo , eirredutível as partes que o formam às partes que o formam O fato social é o produto que organiza a sociedade da maneira que ela é.
3- Um exemplo de fato social é o voto parapresidente, que ocorre independente da vontade ou modo de ver de um indivíduo específico, é comum para todos os cidadãos acima de 16 anos da sociedade brasileira, sendo até punidos aqueles quenão votarem e possuírem 18 anos ou mais. Logo, o indivíduo é pressionado a seguir a norma estabelecida pela sociedade.
4- Para Durkheim todos os tipos de suicídio são um fatosocial formados de coesão exterior, independente do indivíduo, estabelecido em toda sociedade devendo ser tratado como um fato sociológico. Há 3 tipos de suicídio segundo Durkheim: osuicídio egoísta, em que as relações entre o indivíduo e a sociedade se afrouxam, fazendo com que este não veja mais sentido em viver; o suicídio altruísta, em que o indivíduo sente o deverde fazê-lo em prol de um ideal de um grupo a qual pertence; e o suicídio anômico em que em uma situação de anomia social o individuo se encontre diante do caos e não saiba lidar com asituação.

Obs: para as respostas do exercício 4 , utilizei como fonte de pesquisa o site http://www.brasilescola.com/filosofia/sobre-suicidio-na-sociologia-Emile-durkheim.htm.
tracking img