Mpls

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* | * |
NEE 626 – Redes e Serviços de Telecom. – 9 º Período – Prof. Eduardo Winter

REDES MPLS

Guilherme Cota Aroeira

Belo Horizonte
2012
Guilherme Cota Aroeira

REDES MPLS

Trabalho de MPLS apresentado à Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC, como requisito para a conclusão do curso de Engenharia de Telecomunicações.

Belo Horizonte
2012
RESUMO*

Sumário

1 Introdução 4
2 Vantagens do MPLS 5
2.1 Roteamento explícito 6
2.2 Redes Privadas Virtuais (VPN) 6
2.3 Suporte a Múltiplos Protocolos e a Múltiplos Links 8
2.4 Facilidade de evolução 8
2.5 Roteamento Inter-Domínio 8
2.6 Suporte a todos os tipos de tráfego 9
3 MPLS versus ATM 9
4 MPLS versus Frame-Relay 10
5 Conclusão 12
6 Bibliografia 13Introdução

Vantagens do MPLS

O MPLS é à base do padrão para a tecnologia de comutação por etiqueta, sendo esta uma de suas principais vantagens. O desenvolvimento de um padrão resulta em um ambiente aberto com vários fabricantes produzindo equipamentos inter-operáveis. A competição também resulta em preços mais baixos e conduz a uma maior inovação.

Roteamento explícito

O roteamentoexplícito é uma técnica poderosa, podendo ser aplicada para vários propósitos. Para muitas aplicações, o roteamento implícito, baseado na análise da data gramas, pacote a pacote, gera uma sobrecarga muitas vezes inaceitável. O MPLS permite que os pacotes sejam classificados, a partir de etiquetas atribuídas na admissão dos nós MPLS, e encaminhados, dentro de uma mesma classe, num caminho virtual, sem anecessidade de ser analisado nó a nó. O roteamento explícito tem também a vantagem de criar "túneis transparentes" por onde trafega qualquer tipo de tráfego (por exemplo, SNA, IPX). Os LSR "enxergam" apenas as etiquetas dos pacotes que são enviados pelo túnel.

Redes Privadas Virtuais (VPN)

Muitas empresas constroem redes privadas para conectar vários locais. O objetivo é ter uma rede detransporte que ofereça segurança, confiança, comportamento previsível e que seja mais barato. VPN’s é uma emulação desta rede privada. MPLS é um ingrediente chave na construção dessas redes; as etiquetas do MPLS podem ser usadas para isolar o tráfego entre VPN’s.

Figura x - VPN Tradicional

Figura x - VPN MPLS

Suporte a Múltiplos Protocolos e a Múltiplos Links

A componente deencaminhamento não é específica a uma camada da rede. Por exemplo, o mesmo componente de encaminhamento poderia ser usado para fazer a comutação de etiqueta no IP assim como com a comutação de etiqueta no IPX. Comutação por etiquetas pode operar sobre todos os protocolos da camada de link de dados, embora a ênfase inicial estivesse no ATM.

Facilidade de evolução

A comutação de etiquetas tem a vantagemde prover uma separação entre as funções de controle e encaminhamento. Cada parte pode evoluir sem o impactar a outra parte, que faz a evolução da rede ser mais fácil, de menor custo e menos propenso a erros.

Roteamento Inter-Domínio

A comutação de etiquetas fornece uma separação mais completa entre a distribuição intra-domínio e inter-domínio. Isto melhora a escalabilidade no processo deroteamento e, de fato, reduz o conhecimento requerido de uma rota dentro de um domínio. Este é um benefício aos ISPs (do inglês Internet Service Provider) e aos portadores que podem ter uma quantidade grande de tráfego em trânsito (isto é, o tráfego cuja fonte e o destino não estão na mesma rede).

Suporte a todos os tipos de tráfego

Outra vantagem da comutação de etiqueta que geralmente nãoé visível ao usuário é o suporta todos os tipos de encaminhamento: unicast, unicast com tipo de serviço, e pacotes multicast. Pode ser usado com atributos de Qos,que por sua vez, permitem que diferentes classes de serviços de acesso aos ISPs sejam definidas.

MPLS versus ATM

A principal vantagem do MPLS sobre o ATM é que ele foi projetado desde o início para ser complementar ao IP....
tracking img