Mpls

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação

O Multiprotocol Label Switching (MPLS) foi apresentado inicialmente como uma solução que possibilita melhorar a velocidade de encaminhamento dos pacotes pela rede, mas agora está sendo considerado uma tecnologia de grande importância que oferece novas potencialidades, principalmente em redes IP. Engenharia de Tráfego, que representa a habilidade de operadores de rede de ditar otrajeto pelo qual o tráfego segue, e suporte a VPN são exemplos de duas aplicações chaves onde o MPLS possui grande destaque.

A essência do MPLS é a geração de uma etiqueta de comprimento fixo reduzido.Esta irá atuar como uma forma abreviada do cabeçalho IP. Este mesmo conceito é utilizado nos correios, onde a rua e a cidade são representados por um endereço postal, de tamanho fixo reduzido,que é o CEP. Através do uso dessas etiquetas criadas no MPLS são tomadas as decisões no encaminhamento do pacote. Os pacotes IP possuem um campo em seu cabeçalho que contêm o endereço para qual o pacote será encaminhado. No roteamento tradicional, este campo é verificado e processado em cada cada roteador da rede até que ele atinja seu destino (roteamento hop by hop).

No MPLS, os pacotes IPsão encapsulados, através do uso de etiquetas, pelos dispositivos que se encontram na entrada da rede. O roteador de borda do MPLS analisa os índices do cabeçalho IP e seleciona uma etiqueta apropriada com que o pacote será encapsulado. Grande parte do poder do MPLS vem do fato que, em contraste ao roteamento tradicional IP, esta análise pode ser baseada não apenas no endereço de destino que elecarrega dentro do cabeçalho, mas também pelo Qos requerido. Em todos os nós subseqüentes dentro da rede MPLS, a etiqueta é utilizada pelos roteadores para realizar a decisão de encaminhamento dos pacotes na rede. Em nenhum momento os roteadores pertencentes ao núcleo da rede analisam o cabeçalho IP. Finalmente, a medida que os pacotes deixam a rede, as etiquetas são retiradas pelo roteadores de bordada rede.

Na terminologia do MPLS, os roteadores são chamados de roteadores de comutação por Etiquetas (do inglês Label Switched Routers). Os roteadores MPLS encaminham os pacotes tomando as decisões de encaminhamento baseado na etiqueta MPLS.

Os roteadores IP convencionais contêm tabelas de roteamento onde são feitas buscas referentes a informação do cabeçalho IP de um pacote para que adecisão de encaminhamento seja tomada. Estas tabelas são construídas pelos protocolos de distribuição do IP (por exemplo, RIP ou OSPF). O roteamneto em geral engloba o plano de encaminhamento e o plano de controle. No roteamento IP, a análise do cabeçlho é feito no plano de encaminhamento, e no plano de controle , é gerada a tabela de roteamento. No MPLS é possível separar o plano de encaminhamentodo plano de controle. Com isso é possível modificar cada um separadamente. Devido a esta característica, não precisamos, por exemplo, mudar os dispositivos de encaminhamento caso se deseja mudar a estratégia de roteamento da rede.

Existem duas categorias de roteadores no MPLS. Na borda da rede, os classificadores de pacote precisam de um elevado desempenho no processo de aplicação (e retirada)das etiquetas: eles são conhecidos como roteadores de borda (ELSR, do inglês Edge Label Switching Label). A outra classe é composta pelos roteadores de núcleo. Uma de suas características principais é encaminhar os pacotes etiquetados de forma rápida. Por isso necessidade de um grau de processamento elevado.
















Introdução


O MPLS se transformou em uma tecnologiaque é a chave para futuro de redes IP. O MPLS fornece potencialidades da Engenharia de Tráfego às redes baseadas em pacotes, fornece potencialidades de QoS em IP, e ajuda na formação de VPN baseadas em IP. Estes avanços são decisivos para o sucesso dos provedores de multiserviços.

MPLS é diferente dos métodos de processamento hop-by-hop das redes tradicionais. Uma etiqueta de tamanho fixo...
tracking img