Mpls

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Multiprotocol Label Switching

MPLS
Paulo J. G.

VISÃO GERAL

MPLS é uma técnica que encaminha os pacotes da rede usando etiquetas.

MODELO DE ENCAMINHAMENTO MPLS

A utilização do rótulopermite separar o controle do envio: o controle utiliza protocolos de encaminhamento, como o OSPF, para construir e atualizar as tabelas de encaminhamento dos routers. A ligação entre o controle e oenvio é a criação de Forwarding Equivalence Classes (FEC), que mapeiam as entradas na tabela com os rótulos a atribuir ao pacote. O mapeamento é realizado localmente em cada um dos Label SwitchingRouters (LSRs), sendo necessário publicar esta informação aos LSRs vizinhos através de um protocolo apropriado(LDP). Assim, ao receber um pacote, o LSR usa o rótulo para indexar a tabela e obter ainformação necessária para o encaminhamento do pacote – atualizar com a interface de saída e novo rótulo, aumentando bastante a velocidade de comutação de pacotes.

RÓTULO(LABEL)
Todos os pacotes sãorotulados ao entrar em uma rede MPLS. É adicionado ao cabeçalho do pacote. Assim, os roteadores só precisam verificar os rótulos para encaminhar o pacote. O cabeçalho Shim Header é posicionado depois docabeçalho da camada 2 e antes da camada 3.

Onde: O campo Rótulo contém o valor deste. O campo CoS define a classe de serviço a que um pacote pertence, indicando assim a prioridade do pacote. Ocampo S (stack) suporta o enfileiramento de labels. Será utilizado quando o pacote receber mais de um label. O campo TTL (Time to Live) tem o mesmo papel que no IP, contar por quantos roteadores o pacotepassou, num total de 255. No caso do pacote viajar por mais de 255 roteadores, ele é descartado para evitar possíveis loops.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

• Engenharia de Tráfego; • Classes deServiço; • Redes Privadas Virtuais (VPNs).

ELEMENTOS DE UMA REDE MPLS

Label Edge Routers (LER); Label Switching Routers (LSR) ; Label Switched Path (LSP); Forwarding Equivalence Class (FEC); Label...
tracking img