Montagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Iodo.

Esse sal mineral é extremamente importante para o ser humano, em todas as fases da vida, e você, com certeza, já ouviu falar dele ou pelo menos da falta que ele nos faz. 

Ele éresponsável pelo funcionamento da glândula tireóide, e é na sua ausência que é mais notado. 
Normalmente, o organismo apresenta 20 a 30 mg de iodo, sendo que 75% dessa quantidade está concentrada na glândulatireóide. O restante dessa quantidade distribui-se pelo restante do organismo, podendo ser encontrado na mucosa gástrica e sangue. 
Basicamente, não se conhece outra função para o iodo que a suaparticipação na síntese de hormônios tireoidianos, chamados T3 e T4. 
Esse sal mineral é absorvido pelo intestino delgado, estômago, e permanece armazenado na glândula tireóide, até que seja utilizado naprodução dos hormônios. Caso o organismo necessite, o fígado o armazenará. 
A excreção do iodo ocorre através da urina. 
Vale apenas citar que a ingestão de iodo tem uma margem bastante ampla desegurança, sendo os casos de toxicidade (excesso) de iodo bastante raros, causando irritabilidade e agressividade. 
Embora necessário a todas faixas etárias, as necessidades estão aumentadas na gravidez,lactação e para os bebes e crianças de acordo com a faixa de idade. 

Problemas de saúde que podem ser causados em crianças, mulheres grávidas e adultos pela ingestão insuficiente de iodo:

Aadição de Iodo ao sal comestível é importante pois sua carência pode causar retardo mental grave e irreversível em crianças, também, surdez, mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínicamais visível – bócio (hipertrofia da glândula tireóide). E a má nutrição de iodo está relacionada com altas taxas de natimortos e nascimento de crianças com baixo peso, problemas no período gestacional,e aumento no risco de aborto e mortalidade materna.
Impactos sociais e econômicos que podem estar associados a esses problemas de saúde:

Os impactos associados a esses problemas que vem da...
tracking img