Wudt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PSICOLOGIA – 2012.1
DISCIPLINA: História da Psicologia


Wundt - Pai da Psicologia Experimental
_______________________

Resumo para Estudo:

Wundt (16 agosto 1832 – 31 agosto 1920)foi considerado o pai da psicologia porque em suas obras (principalmente o livro “Elementos da Psicologia Fisiológica”) e na criação de um laboratório de psicologia, estruturou a psicologia comocientífica. Porque agora o seu método poderia ser examinado e feito de novo, comprovando os seus estudos. Assim, ficou conhecida como “Nova Psicologia”, caracterizada pelo estudo da consciência, dos fatosconscientes.

Para Wundt, a Psicologia é uma ciência empírica cujo objeto de estudo é a experiência ou consciência mediata ou imediata. Para ele toda experiência pode ser analisada pelo seuconteúdo puramente objetivo (experiência mediata) ou subjetiva (experiência imediata).

Wundt dedicou seus estudos aos fenômenos psicológicos básicos. Principalmente sensações e percepções, que estudou oque era visual, o que era tátil, olfativo e cinestésico (equilíbrio, percepção do próprio corpo, conjunto de sensações como bem ou mal-estar, sentimentos...), mediu sua intensidade e as suasconsequências ou dimensões físicas.

Estudou também a atenção, onde dizia que a consciência tinha o foco e o campo. No foco percebemos as coisas com clareza. No campo, há menos luz, é a periferia e entãopercebemos as coisas com menos intensidade. A atenção é que direciona que o que está na periferia passe para o foco.

· Raízes filosóficas e científicas, que Wundt “uniu” para tornar a psicologiacientífica com o método experimental. Mas, também usava o método introspectivo em alguns casos.

“Um outro ponto importante a se considerar aqui é a relação entre psicologia e filosofia. De todas as ciênciasempíricas, Wundt considera que a psicologia é aquela cujos resultados mais contribuem para a investigação dos problemas gerais da teoria do conhecimento e da ética, os dois principais domínios...
tracking img