Turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ESPECIFICIDADE DA PRÁTICA ANTROPOLÓGICA

1.1 UMA INVERSÃO TEMÁTICA: o estudo do infinitamente pequeno do cotidiano.

O antropólogo pesquisa, ou estuda, a vida do cotidiano de cada pessoa seja de classe social baixa ou alta, independentemente de sua raça ou cultura. Cada pessoa tem sua identidade, mas de qualquer forma elas se juntam uma com as outras, e assim formam grupos sociais. Cabe aopesquisador, observa todas as características de cada componente desse grupo, ou seja, o comportamento, a maneira de agir, seja em grupo ou individualmente, logo encontrará objetos empíricos, se não encontrar, buscará objetos de estudo, que se encontram nos grupos sociais, que existem fora da sociedade global do pesquisador.
Se o pesquisador se dedica a estudar o comportamento social, seconcentrando no centro e na sociedade em que vive, ele está fora da localização da Antropologia, pois os modos de vida em nossa sociedade são diferentes e diversificados, além do mais existem muitos grupos, e cada um apresenta costumes e culturas diferentes, logo existem várias ideologias, como menciona o texto. Portanto a Etnologia não apresenta um objeto de estudo comum(próprio), e sim um objeto deestudo particular, incomum na área das ciências, ou seja, na realidade social.

1.2 UMA EXIGÊNCIA: o estudo da totalidade.

A principal característica do estudo antropológico é estar atento à tudo, não deixar passar nada, mesmo que não tenha aa ver com o assunto a ser estudado ou pesquisado. Pois o objeto de estudo da Antropologia que é o fenômeno, devem-se assimilar suas dimensões, ou seja,deve ser analisado cada aspecto do comportamento humano.
Além de estudar o comportamento de outras pessoas da mesma cultura, o profissional não pode se tornar um especialista aplicado a uma só área particular, pois não pode deixar a base da sua pratica. Pois seu foco principal é estudar outras culturas e povos diferentes do mesmo, fazendo um questionamento mutuo para que sua pesquisa sejaeficiente, fazendo comparações entre as culturas e nunca se deixar levar pela emoção, ou seja, envolver-se com o objeto de estudo, pois isso afetaria diretamente sua pesquisa. Deve-se agir com cautela e observar o que é mostrado, naquele povo, sempre querendo, saber mais informações daquela cultura, para cada vez mais aperfeiçoar sua pesquisa.

1.3 UM ABORDAGEM: a análise comparativa

Éligado ao maior problema da Antropologia que é a “diferença”, que provoca a separação da sociedade a qual o pesquisador faz parte, isso é um rompimento com qualquer forma disfarçada de etnocentrismo. Porque o que percebemos em outras sociedades permite-nos enxergar o que existe na nossa, a qual não sabia que existia. Isso revela a experiência de cada um de nós.
A Antropologia atual é tão comparativaquanto à antiga, pois não se deve, mas nada ao comparatismo etnólogos. Atualmente são comparados: os costumes, comportamentos e instituições que fazem parte dos sistemas de relação.
A analise comparativa como o titulo mostra, deve ser feita de forma sábia, pois o pesquisador não pode se relacionar com a pesquisa feita, nem especializar-se em uma disciplina forra do contexto, à analise oiestudada, e através dela percebemos que nossa cultura ou aprendizado e costumes e, mudam de geração em geração, como nossos antepassados e com tudo que sabemos até hoje. Também é feita uma abordagem comparativa entre as culturas independentemente de suas diferenças, alias, as culturas dos países são sempre parecidas e nunca iguais. Contudo, essas comparações são recolhidas e confrontadas uma com asoutras, e o que é comparado é considerado o sistema das diferenças, ou seja, conjunto estruturado como menciona o texto.

1.3 AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO SOCIAL DO DISCURSO ANTROPOLÓGICO

A antropologia nunca existe em estudo puro. Seria ingênuo, sobretudo da parte de um antropólogo, isola-se de seu próprio contexto. Seria paradoxal, sobretudo para uma pratica da qual um dos objetivos é situar os...
tracking img