Monopsonio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentam-se aqui os principais conceitos do DHCP, sem entrar em detalhes sobre nenhuma implementação especifica. O domínio dos conceitos básicos de um serviço de rede é um forte aliado na sua administração. Este texto presta-se como uma introdução ao serviço provido pelo protocolo DHCP, voltado para administradores de redes interessado no tema.



➢ A configuração automática e dinâmicade computadores ligados a uma rede TCP/IP, no que tange aos inúmeros parâmetros de rede, já é possível utilizando-se o Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP) ([RFC2131]). O DHCP, que é hoje um protocolo recomendado, em vias de ser padronizado pelo Internet Activities Board (IAB), facilita, e até mesmo viabiliza, a gerencia de grandes redes IPs, assim como a vida dos usuários itinerantes comseus computadores portáteis.
➢ Para o perfeito funcionamento de um computador ligado a uma rede Internet, não apenas precisa-se configurar o seu endereço IP, mas também uma serie de outros parâmetros de rede. Um cliente DHCP busca encontrar um ou mais servidores DHCP que possam fornecer os parâmetros desejados, para que sua maquina possa ser automaticamente configurada.
➢ Embora não seja oúnico parâmetro indispensável, o endereço IP é, sem duvida, o mais importante deles, assim como o mais peculiar, posto que um determinado endereço não deve ser utilizado por mais de um cliente ao mesmo tempo. O DHCP possibilita a implementação uma política de alocação dinâmica de endereços IPs, que possibilita a reutilização de endereços disponíveis ao longo do tempo.


➢ Ao endereço IP aum cliente solicitante, o servidor DHCP envia-lhe outros parâmetros opcionais, chamados "opções do DHCP". Há dezenas deles, como mascara de rede, endereço(s) de roteador (ES), endereços de servidores de DNS, nome do cliente, nome do domínio DNS, rotas estáticas, dentre outros. Todas as opções disponíveis podem ser encontradas em [RFC2132].
➢ Um servidor DHCP pode programar políticas dealocação de endereços e opções DHCP de forma manual, automática e dinâmica. Na alocação manual, o administrador do servidor DHCP estabelece um endereço IP para cada endereço Médium Access Centrou (MAC). Por exemplo, dado o endereço Internet 00h20min: 35: b1: 49:4f, a ele será associado o endereço IP 192.168.0.33. Na alocação automática, disponibiliza-se um conjunto de endereços IPs, de tal forma que,quando um endereço é solicitado, um dos elementos do conjunto disponível é alocado de forma permanente e automática para o solicitante. A alocação dinâmica ocorre como a automática, exceto que o endereço e' arrendado apenas por um período de tempo determinado.
➢ Em função do recurso de configuração do servidor utilizado, é possível a um administrador utilizar o DHCP para gerenciar a política dedistribuição de endereços apropriada para a sua rede. Maquinas como roteadores ou servidores devem, preferencialmente, utilizar endereços configurados manualmente, já maquinas clientes fixas podem utilizar endereços alocados automaticamente, e maquinas moveis devem adquirir endereços de forma dinâmica, por exemplo.
➢ Uma outra aplicação interessante é utilizar o DHCP, em conjunto com o PPP,nos servidores de comunicação para alocação de endereços e parâmetros de rede para clientes temporários que utilizam o acesso discado. O PPP tem seu próprio jeito de alocar a um cliente um endereço IP: o IP Centrou Protocola - IPCP ([RFC1332]), que possibilita ao servidor de comunicação (servidor PPP) passar para o cliente um endereço IP. Onde, então, entraria o DHCP? Alguns servidores decomunicação ([Wobus97]) podem solicitar via DHCP um determinado IP antes de passá-lo para o cliente, via IPCP.


➢ Um servidor DHCP, respondendo a uma solicitação de parâmetros de um cliente, oferece uma opção, dentre as que tiverem disponíveis, para o solicitante, informando-lhe o tempo de arrendamento (leasing) dos parâmetros oferecidos.
➢ Em resposta aos oferecimentos dos diversos...
tracking img