Monopsonio

Páginas: 10 (2341 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2014
1. Introdução
As organizações contemporâneas estão em um ambiente cada vez mais dinâmico, no qual as pessoas, tem se tornado cada vez mais o diferencial competitivo, através do qual conseguem obter sucessos assim com atingir os seus objectivos, pois as pessoas são o diferencial das organizações, gerando assim vantagens competitivas para as mesmas, sabe-se que as organizações são constituídaspor pessoas sem as quais não seria possível, o alcance das suas metas e objectivos mas em contrapartida as pessoas também precisam da organizações para alcançar os seus objectivos pessoais, outro aspecto que leva-se em conta numa organização é o da qualidade de vida no trabalho apesar de ser recente, muitos autores mostram-se preocupados com a questões humanas no trabalho, pois não se pode pensar emqualidade de vida sem pensar em saúde dos trabalhadores, uma vez que quando as pessoas estão inseridas em uma organização, e este deve preocupar em a QTV dos trabalhadores.












2. Objectivos
2.1 Objectivos gerais:
Analisar o plano de benefício social e a qualidade de vida no trabalho;
Enumerar as relações com as pessoas.
2.2 Objectivos específicos:
Verificar quais sãoos planos de benefícios sócias;
Identificar a qualidade de vida no trabalho;
Identificar as relações com pessoas.

3. Metodologia
A metodologia utilizada na elaboração do presente trabalho, baseou-se em pesquisas bibliográficas e sites relacionados com o tema.










4. Planos de Benefícios Sócias (conceitos gerais)
Estes serviços e benefícios sociais constituem custos de manterpessoal, além disso um dos custos de importância para as organizações industriais e para as organizaçõesde serviços é representado pela remuneração – direta ou indireta – de seus empregados, em todos os níveis. A remuneração direta seria o salário que é proporcional ao cargo ocupado, enquanto a remuneração indireta seria os benefícios sociais – sendo comum para os empregados, independentemente docargo.
Muitas organizações oferecem planos diferentes de serviços e benefícios sociais para os vários níveis de empregados: directores, gerentes, chefes e empregados mensalistas,etc.
Segundo CHIAVENATO (2000, p. 415), os benefícios sociais são aquelas facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as empresas oferecem aos seus empregados, no sentido de poupar-lhe esforços e preocupação.Podem ser financiados, parcial ou totalmente, pela empresa. Contudo, constituem meios indispensáveis na manutenção de força de trabalho dentro de um nível satisfatório de moral e produtividade. Os benefícios sociais constituem um aspecto importante do pacote de remuneração. O benefício é uma forma de remuneração indirecta que visa oferecer aos funcionários uma base para a satisfação de suasnecessidades pessoais. Seus itens mais importantes são: assistência médico-hospitalar, seguro de vida em grupo, alimentação, transporte, previdência privada etc.  
4.1 Origens dos benefícios sócias
De acordo com CHIAVENATO (2000, p. 416), as origens e o crescimento dos planos de serviços e benefícios sociais, devem-se aos seguintes factores:
atitude e expectativas do empregado quanto aos benefíciossociais;
exigências dos sindicatos;
legislação trabalhista e previdenciária imposta pelo governo;
competição entre as empresas na disputa pelos recursos humanos, seja para atraí-los ou para mantê-los;
controle salariais exercidos indiretamente pelo mercado mediante concorrência de preços dos produtos ou serviços;
impostos atribuídos às empresas; estas procuram localizar e explorar meioslícitos de fazerem deduções de suas obrigações tributárias.

4.2 Tipos de benefícios sócias
Os planos de benefícios e serviços são feitos para auxiliar os empregados em 3 áreas de sua vida:
No exercício do cargo (seguro, prêmios de produção);
Fora do cargo, mas dentro da empresa (lazer, refeitório);
Fora da empresa, ou seja, na comunidade (recreação etc.)

4.3 Os planos sócias
O plano...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monopsonio
  • Monopsonios
  • Monopsonio
  • Monopsônio
  • Monopsonio
  • Monopsônio
  • Monopsonio
  • Slides monopsonio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!