Monopsonio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA DO TRABALHO MONOPSÔNIO - NOTAS DE AULA

2/5/2006

Monopsônio e Mercado de Trabalho Notas de Aula
Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS/PPGE

Bibliografia
Boal & Ranson (1997) – JEL Borjas (1996, cap. 5) E & S (2000, p. 101 – 105)

2

Introdução
A origem do termo monopsônio é devida a Joan Robinson (1969, p.215).

3

PROF. GIACOMO BALBINOTTO NETO [UFRGS]

1

ECONOMIADO TRABALHO MONOPSÔNIO - NOTAS DE AULA

2/5/2006

Mercados de Trabalho e Monopsônio
Some degree of monopsony power also arises in modern theories of labor market that are based on search theory – formal models that take into account worker’s and firm’s lack of information about employment opportunities elsewhere in the market and the costs of moving between jobs and recruiting new workers.As long as a higher wage helps firms to recruit workers, the firm has some monopsony power. Card and Krueger (1995, p. 12)
4

Definição
O monopsônio pode ser definido como um mercado onde há apenas um único comprador. Joan Robinson explorou a noção de monopsônio no mercado de trabalho e em particular seus efeitos sobre uma curva de oferta positivamente inclinada para uma firma individual.
5Definição
Um monopsônio é uma firma que faz face a uma curva de oferta de trabalho positivamente inclinada. Ao contrário da firma competitiva, que pode contratar tanto trabalho quanto desejar ao preço corrente, um monopsonista deve pagar salários reais mais elevados para atrair mais trabalho.
6

PROF. GIACOMO BALBINOTTO NETO [UFRGS]

2

ECONOMIA DO TRABALHO MONOPSÔNIO - NOTAS DE AULA2/5/2006

Definição
Quando uma única firma ou organização é a compradora de mão-de-obra no mercado de trabalho, tal firma é chamada de monosponista. Visto que a firma ou organização é a única a demandar tal tipo de mão-de-obra, ela pode influenciar a determinação da taxa de salário.

7

Definição
Ao invés de ser uma tomadora de preços e fazer face a uma curva de demanda horizontal, osmonopsonistas enfrentam uma curva de oferta positivamente inelástica. A curva de oferta que eles enfrentam é a curva de oferta do mercado de trabalho.
8

Definição
O monopsonista é um definidor de preços, ou seja, ele tem um controle significativo sobre os preços que paga por um insumo. Assim, o poder de monopsônio é a capacidade do comprador de influenciar no preço de um insumo. Este poderlhe possibilita adquirir a mercadoria por um valor inferior ao preço que prevaleceria num mercado competitivo.
9

PROF. GIACOMO BALBINOTTO NETO [UFRGS]

3

ECONOMIA DO TRABALHO MONOPSÔNIO - NOTAS DE AULA

2/5/2006

Aplicação Atual
Atualmente o termo monopsônio está sendo aplicado de modo amplo a qualquer modelo de firma individual a qual enfrenta uma curva de oferta positivamenteinclinada.

10

O Monopsonista
O monopsonista é um defininidor de preços, ou seja, um monopsonista têm um controle significativo sobre o preço que paga por um insumo.

11

Salário e Emprego sob Monopsônio
CMgF

CMeF

10.00 7.50 5.00
Demanda Equilíbrio monopsonistico Equilíbrio competitivo

0

50

75

Mão-de-obra

12

PROF. GIACOMO BALBINOTTO NETO [UFRGS]

4

ECONOMIA DOTRABALHO MONOPSÔNIO - NOTAS DE AULA

2/5/2006

Salário e Emprego sob Monopsônio
A curva de demanda do mercado por um serviço produtivo é a curva de demanda de um único comprador quando ocorre um monopsônio. Quando se utiliza apenas um único insumo variável no processo de produção, a curva de demanda é a curva de receita do produto marginal do monopsonista. Contudo, o monopsonista sedefronta com a curva positivamente inclinada de oferta do insumo, e acima desta, a curva de despesa marginal ou de custo marginal do fator.
13

Salário e Emprego sob Monopsônio
Um monopsonista maximizador de lucros empregará um serviço produtivo variável até que atinja o ponto no qual a despesa marginal com o insumo iguale seu valor do produto marginal. O preço do insumo é determinado pelo ponto...
tracking img