Monopsonio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Monopsônio
Imagine uma cooperativa de leite ou uma grande industria de laticinios que é a única compradora de todos os produtores de leite de uma dada região. A empresa Cotochés em Rio Casca/MG,pode ser um exemplo. Normalmente existem grandes fazendas de gado leiteiro ao redor da industria e esta se compromete a comprar toda a produção local como forma de garantir matéria prima para seusdiversos produtos derivados do leite. É comum que cooperativas também sejam exemplos de monopsônio, mesmo porque, em muitos casos é para isso que são criadas.

O poder de exploração da demanda por um quese encontra em oligopólio, ou propriamente monopólio, propicia alerta para que os ofertantes desses insumos possam se defender com a formação de sindicatos, de associações, caracterizando-se ummercado de fatores monopsonista, podendo exigir preços mais apropriados para as suas mercadorias quais sejam qualificadas ou não. O mercado de compra, ou demanda tem a mesma metodologia de determinação dopreço e da quantidade do produto a ser ofertado a estes compradores que também possuem um certo poder de barganha, são os chamados oligopsonistas e competidores monopsonistas. Aqui, objetiva-setrabalhar o conceito e a metodologia dos monopsonistas que aparecem numa economia da produção industrial, como talvez um caso não muito normal, dentro de um mercado pelo lado dos insumos que os demandadoresvêem como plenamente competitivos.
Um mercado que se comporta, ou existe na realidade de maneira monopsonista é conceituado como sendo aquele que tem somente um industrial, ou um grupo de industriaiscomprando determinado insumo, ou insumos, que é inverso ao monopólio que o (os) vende(m) em um mercado livre, mas dominado pelo poder de dominação. Quais são as causas da existência de um monopsônio?A resposta está, em primeiro lugar, na colocação de um tipo especial de insumo, aquele que só interessa a uma determinada indústria; em segundo lugar, observa-se a falta de mobilidade, isto é,...
tracking img