Monografia na area de logistica de supermercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.LOGÍSTICA

Com o constante crescimento da população mundial e com o surgimento de novas tecnologias, foram fatores determinantes para desenvolvimento e aprimoramento da logística no setor comercial. Diante de uma economia diversificada e por meio da constante desenvolvimento econômico dos países, esta área foi se difundindo para vários seguimentos de mercado, pela qual, o meio de transportesendo como o principal meio interligar os objetivos das organizações.
O Transporte é considerado um fator essencial para desenvolvimento e ordenamento do território, seja ele em nível nacional ou internacional, sendo o principal responsável pela circulação de pessoas e cargas.Tendo como o papel estratégico para que as relações sócio-espaciais e econômicas se desenvolvam com maior ou menorintensidade, com conseqüências na geografia dos lugares. Foi através dos diversos modais de transportes, que, em tempos pretéritos, puderam-se conhecer novos espaços, desbravá-los e ocupá-los, criando novas sociedades e novas culturas.
Por meio de uma definição informal, logística propriamente não se refere aos meios de transporte e trajetos a serem seguidos. Mas como um processo de planejamento,implementação, controle de modo eficiente e eficaz; proporcionando um fluxo de armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender as necessidades dos clientes ”
Segundo o site Wikipédia, Logística
Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas asatividades de uma empresa. A logística está intimamente ligada as ciências humanas, tais como a administração, a contabilidade, a estatística e o marketing, envolvendo diversos recursos da engenharia, tecnologia, do transporte e dos recursos humanos.

A logística tem como intuito de proporcionar uma visão organizacional holística, onde pode ser administrada de recursos materiais, financeiros epessoais, ou seja, tudo que pode ser movimentado pela empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações.
Atualmente seu foco, ampliou-se, atrelando não somente questões como gestão de estoques, transporte e compras, mas sobretudo de uma visãosistemática e ampla surgiu o gerenciamento da cadeia de suprimentos onde se consolida fatores como: integração de sistema de informação, canais de distribuição,alianças estratégicas e resposta eficiente ao consumidor

1.2 HISTÓRIA DA LOGÍSTICA

O termo logístico, segundo o site Wikipédia, vem do grego logos, significando de razão, racionalidade, mais especificamente da palavra grega logistiki,significando contabilidade e organização financeira. A palavra logística tem a sua origem no verbo francês loger - alojar ou acolher. Foi inicialmente usado para descrever a ciência da movimentação, suprimento e manutenção de forças militares no terreno. Posteriormente foi usado para descrever a gestão do fluxo de materiais numa organização, desde a matéria-prima até aos produtos acabados. Considera-seque a logística nasceu da necessidade dos militares em se abastecer com armamento, munições, enquanto de deslocavam da sua base para as posições avançadas.
A história da logística está ligada às guerras. Alexandre O Grande, há aproximadamente 2.300 anos atrás, por meio de conceitos logísticos,conseguia movimentar-se 65 km por dia, o que permitiu a formação de seu império na Grécia, a Índia e aPérsia, percorrendo cerca de 6.500 km, a marcha mais longa da história.
Segundo Moura (1998), a logística surgiu no Brasil entre 1980 e 1990, em função da mudança na forma com que as organizações viam seus clientes. Entretanto, acreditava-se que os serviços prestados eram suficientes para atenderem as necessidades dos clientes, sem importar com o que eles queriam. Essas mudanças fizeram com que...
tracking img