Monografia adc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A análise de balanços é uma ferramenta gerencial de importante contribuição para tomada de decisões no exame a respeito da posição econômico-financeira de uma empresa, pois auxilia de forma a averiguar o desempenho da organização e sua atuação no setor que participa. Seu início se dá a partir do momento em que se têm demonstrações contábeis concluídas que reflitam a realidadeeconômica e patrimonial da empresa para serem objeto de estudos e análises financeiras. Nas eras iniciais da Contabilidade, quando esta se resumia apenas em evidenciar inventários e valores em disposição de seus detentores, a análise já era tida como um paralelo observado durante o período operacional destacando as mudanças ocorridas nos bens do empreendimento, controles mantidos para saber de ondese começou e como estava em relação a este começo. Segundo Iudícibus (2009, p. 1) “Nos primórdios da Contabilidade, quando esta se resumia, basicamente, à realização de inventários, já o “analista” se preocupava em anotar as variações quantitativas e qualitativas das várias categorias de bens incluídos no seu inventário”. A análise das demonstrações financeiras como instrumento de gestãopatrimonial e administrativa pode ser aplicada quando das necessidades de expansões de negócios e avaliações da capacidade da empresa de evolução no mercado; tais pilares estão vinculados a busca de um controle gerencial ao máximo possível estabelecido por metas e decisões financeiras a serem trilhadas por seus gestores amparados por conhecimentos obtidos no trabalho de análise a tomar decisões favoráveis.Logo, parte da análise também se destina a reconhecer a dimensão e avaliação da performance da companhia entre os mais diversos aspectos como explica Alcantara (2010, p. 6):

Através da Análise das Demonstrações Contábeis, é possível avaliar o desempenho da gestão econômica, financeira e patrimonial da empresa, quanto aos períodos passados, confrontando-o ou não com metas ou diretrizespreestabelecidas. É possível ainda realizar comparações com as tendências regionais ou dos segmentos onde a empresa esteja inserida, determinando também as perspectivas futuras de rentabilidade ou continuidade dos negócios, possibilitando aos gestores tomarem decisões de financiamentos e investimentos, bem como implementarem mudanças de práticas, caso as tendências projetadas sinalizem um cenário nãocondizente com as políticas até então estabelecidas, ou até mesmo subsidiar o estabelecimentos de novos rumos.

Com uma aplicação mais profunda, a análise tem fundamentação quando é possível estabelecer as diretrizes dos objetivos por ela esperados: levantamento de informações

idôneas capazes de evidenciar o desempenho da empresa nos mais distintos departamentos, posição a cerca do grau deendividamento, liquidez e objetos passivos de gestão como: recursos em caixa, estoque, contas a receber e a pagar, enfim, rotinas gerais e exploração das variáveis que contribuem na formação do resultado para que se obtenha uma base sólida de índices e informações, colaborando para uma melhor gerência dos pontos fortes da organização e possível otimização dos elementos a serem melhorados, ao fim,levanta-se um diagnóstico relatando o trabalho realizado e interpretação do produto final dos estudos. A partir deste momento, percebe-se que trabalhar a análise nas demonstrações contábeis da empresa, traz a Administração um melhor posicionamento e opinião concisa acerca de previsões futuras e de quanto a empresa ainda pode evoluir ou ainda reestruturar alguns de seus procederes encurtando o tempo deavaliações de atuação no mercado e utilização destes dados proporcionando uma substantiva melhora na entidade. Iudícibus (2009, p. 4) esclarece que:

Para gerência, a análise de balanços faz mais sentido quando, além de sua função de informar o posicionamento relativo e a evolução de vários grupos contábeis, também serve como um “papel geral de controle” da administração. Neste sentido, podemos...
tracking img