Moderna escola italiana ou aziendalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Moderna escola Italiana ou Aziendalismo

Entre 1910 e 1920 teve inicio a moderna Escola Italiana, a parti de seguidores de Fabio Besta que modificou seu modo de pensar teve seu ponto de partida para o trabalho dos Aziendalistas.
Os Aziendalistas acreditavam que os estudos das atividades econômicas de uma empresa eram independentes e representavam uma combinação sistemática e complexa defatores de produção. Os sistemas contábeis deveriam representar a formação de resultado, que estaria relacionado com os fatos da administração e com toda a dinâmica da empresa.
O significado da palavra azienda. É a célula social onde o homem desenvolve atividades para a satisfação de suas necessidades. Os aziendalistas se preocupavam não só com a ciência contábil, mas sim com todas as ciências queestudavam a azienda e a contabilidade era apenas uma parte deste contexto.
Um dos principais personagens desta escola esta Gino Zappa, que defendia uma única disciplina para o estudo de todos os problemas da gestão da empresa, seus trabalhos foram motivados pelo estudo das relações entra a natureza do resultado ea a riqueza das aziendas.
Zappa também seguiu o pensamento e as idéias de seu mestreBesta, mas aos poucos foi modificando suas idéias e demonstrando sua própria forma de pensar e conceituar a Contabilidade.
Na época em que Zappa viveu houve muitos acontecimentos marcantes no mundo, como a I e II Guerra Mundial, entre outras coisas. Nesse período, a maioria dos teóricos acreditava como sendo a principal função de uma empresa industrial a maximização do lucro e esta também foiuma das ideias base deste autor. E, em cima disso, criou muitas outras teorias que ajudaram muito no aspecto econômico e financeiro na gestão das entidades e que formaram um arcabouço doutrinário muito bem elaborado.
Zappa morreu em Veneza no dia 14 de abril de 1960. Alguns outros pensadores, não tão expressivos, também contribuíram para o desenvolvimento dessa corrente, porém os maisimportantes foram estes citados anteriormente.
Com o Código Civil estabeleceram-se na Itália, quais eram os padrões mínimos para se fazer as demonstrações contábeis das entidades e nos anos 70 ocorreram eformas que caracterizaram o contexto institucional de contabilidade.

A) Gino Zappa
Zappa desenvolveu seus primeiros trabalhos científicos numa época de grandes mudanças na política e naeconomia passado pelo período da 1º guerra mundial e 2º guerra mundial , o fascismo Italiano e a grande crise financeira mundial de 1929. Nessa época as empresas esperavam a maximização dos lucros, sendo essa também a principal preocupação dos autores, nesse cenário que Zappa fundamentou os princípios teóricos da disciplina dedicada ao estudo do conhecimento da estrutura e da dinâmica empresarial.Apresentou o estudo La deteminazione Del reddito nelle I valori di conti in relazione Allá formazione dei balanci, no qual propôs que a economia Aziendal deveria ocupar-se das condições da existência e da manifestação da vida azienda, em 1927 seu trabalho foi concluído na obra Tendenze nuove negli studi di ragioneria, em que afirma que a contabilidade é a única ciência que estuda a vida da azienda,ou seja, é a única ciência que estuda a entidade como todo, pois conhece todos os fenômenos da gestão. O trabalho mais importante foi o livro publicado em 1937: Il reditto d’impresa
– Scritture doppie, conti e balanci di aziende commerciali que evidenciou os aspectos econômico e financeiro da gestão das entidades, principalmente voltadas para a produção e ao resultado·econômico, dando especialatenção ao processo de formação do resultado das empresas. Além dessas obras, Zappa publicou diversos estudos contábeis, de 1910 até 1960, sendo que todos foram de importância para a base da Contabilidade atual. A grande obra de renovação doutrinária de Zappa, que teve início nos anos 20, continuou ininterrupta praticamente até sua morte, em 1960. Seu
trabalho representou uma das pilastras...
tracking img