Modelos incrementais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Com o mercado cada vez mais competitivo. Organizações, pessoas e negócios procuram a forma mais ágil, objetiva e satisfatória para alcançar seu desempenho favorável nos cumprimentos das metas que são diariamente exigidas.
E hoje, na era da informação, ter um software altamente competitivo é crucial para o reconhecimento e credibilidade no mercado.
Assim, para a elaboração de umsoftware, existe na Engenharia de Software um modelo ágil e eficaz para empresas que necessitam dessa rapidez.
E é desse modelo que será abordado nesta pesquisa: Modelo Incremental e Modelo RAD. Com o objetivo de explicar, descrever e onde devem ser usados esses modelos.

Palavras-chave: Engenharia de Software, Modelo Incremental e Modelo RAD.

ABSTRACT

With the market increasingly competitive.Organizations, individuals and businesses seek more agile, and aims to achieve satisfactory performance in favorable compliments the goals that are required daily.
And today, in the information age, have a highly competitive software is crucial for the recognition and credibility in the market.
Thus, for the development of software, Software Engineering exists in a model agile and effective forcompanies that need this quickly.
And it is this model that will be covered in this research: Incremental Model and Model RAD. Aiming to explain, describe, and where these models should be used.

Keywords: Software Engineering, Model and Incremental Model RAD.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo explicar e exemplificar dois modelos de processo de software: omodelo Incremental e o modelo RAD.
Seu desenvolvimento foi baseado em pesquisas bibliográficas e em artigos hospedados em sites da internet.

MODELO INCREMENTAL

O modelo incremental é um processo do qual o cliente participa ativamente do desenvolvimento do software. O sistema que é especificado no levantamento dos requisitos é dividido por subsistemas, que são chamados de incrementos.
Nesteprocesso o cliente tem um envolvimento maior com a equipe do projeto, identificando os serviços mais e menos importantes para o desenvolvimento do software.
Assim, os serviços serão entregues conforme a prioridade dada pelo cliente no começo do projeto. Podendo visualizar na entrega dos incrementos, já pré-definidos, o que foi feito antes que o software seja finalizado, nos subsistemas. E em cadaetapa é possível acrescentar funcionalidades, porém, não podendo modificar as etapas anteriores.
A cada incremento entregue o cliente pode já começar a utilizá-lo, acrescentando depois os incrementos restantes do projeto.

Figura 1 - Modelo Incremental de Entrega de Software

Definir requisitos
Definir requisitos

Integrar o Incremento
Integrar o Incremento
Fazer a validação do IncrementoFazer a validação do Incremento
Desenvolver Incremento
Desenvolver Incremento
Incorporar requisitos ao incremento
Incorporar requisitos ao incremento
Projetar a arquitetura do sistema
Projetar a arquitetura do sistema

Sistema Finalizado
Sistema Finalizado
Sistema ainda Incompleto
Sistema ainda Incompleto
Autenticar o Sistema
Autenticar o Sistema

Vantagens do Modelo Incremental1. Treinamento: Com cada incremento sendo entregue antes da finalização por completa do sistema, possibilita o treinamento dos usuários, mesmo se algumas funções estiverem faltando. Ou seja, mais agilidade para esta etapa tão importante da introdução de um software.
2. Sem espera: Logo na entrega iniciais dos incrementos finalizados, o cliente poderá utilizar o sistema, sem necessitar esperar osistema estar completo.
3. Menos falhas com o sistema: Conforme o cliente for utilizando o sistema, tanto desenvolvedor quanto cliente podem fazer melhorias nos próximos incrementos, assim, diminuindo o problema com falhas no resultado final.

Desvantagens do Modelo Incremental

1. Código limitado: Para ter a agilidade característica principal do Modelo Incremental, os incrementos...
tracking img