Processo de desenvolvimento de um software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Processo de desenvolvimento de um software: um estudo sobre um dos modelos de ciclo de vida adaptado a métodos ágeis

Modelo de processo Iterativo e Incremental em conjunto com a metodologia SCRUM


Abstract. In addition to the work presented previously in which we approach the Iterative Incremental life cycle, we propose an adaptation of the SCRUM methodology. There are numerousmethodologies for software development faster, each of those exposed by The Agile Alliance. Most agile methods attempt to minimize risk by developing software in short periods, called iteration, which typically spend less than a week to four. Each iteration is like a software project in miniature of his own, and includes all tasks necessary to deploy the mini-increment of new functionality: planning,requirements analysis, design, coding, testing and documentation. While in a conventional process, each iteration is not necessarily focused on adding a significant new set of features, an agile software project seeks the ability to deploy a new version of the software after each iteration step in which the team re-evaluates project priorities. the model life cycle iterative as a response to problemsfound in the waterfall model.
Resumo. Em complemento ao trabalho apresentado anteriormente no qual abordamos o ciclo de vida Iterativo Incremental, propomos uma adaptação deste a metodologia SCRUM. Existem inúmeras metodologias de desenvolvimento de software rápido, cada uma destas exposta pela The Agile Alliance. A maioria dos métodos ágeis tenta minimizar o risco pelo desenvolvimento do softwareem curtos períodos, chamados de iteração, os quais gastam tipicamente menos de uma semana a até quatro. Cada iteração é como um projeto de software em miniatura de seu próprio, e inclui todas as tarefas necessárias para implantar o mini-incremento da nova funcionalidade: planejamento, análise de requisitos, projeto, codificação, teste e documentação. Enquanto em um processo convencional, cadaiteração não está necessariamente focada em adicionar um novo conjunto significativo de funcionalidades, um projeto de software ágil busca a capacidade de implantar uma nova versão do software ao fim de cada iteração, etapa a qual a equipe responsável reavalia as prioridades do projeto.

1. Introdução
O desenvolvimento de um sistema envolve diversas fases. A um encadeamento especifico dessas fasespara a construção do sistema dá-se o nome de Modelo de Ciclo de Vida. Há diversos Modelos de Ciclo de Vida. A diferença entre um e outro está na maneira como as diversas fases são encadeadas.
Um modelo é uma simplificação da realidade. Para o desenvolvimento de software se faz necessário a utilização de modelos os quais Sommerville [1] descreve muito bem como sendo “uma descrição simplificada doprocesso de software que apresenta uma visão desse processo”. Isto é, o modelo de processo é uma forma de mostrar como será.
Os modelos podem ser estruturais, dando ênfase à organização do sistema, ou podem ser comportamentais, dando ênfase à dinâmica do sistema. Construímos modelos para compreender melhor o sistema que está em desenvolvimento, com a modelagem alcançamos quatro objetivos.
1. Osmodelos ajudam a visualizar o sistema como ele é ou como desejamos que seja.
2. Os modelos permitem especificar a estrutura ou comportamento de um sistema.
3. Os modelos proporcionam um guia para a construção do sistema.
4. Os modelos documentam as decisões tomadas.

A escolha dos modelos a serem criados tem profunda influência sobre a maneira como um determinado problema é atacado e como umasolução é definida.
O modelo de ciclo de vida Iterativo e Incremental foi proposto como uma resposta aos problemas encontrados no modelo em cascata. Um processo de desenvolvimento segundo essa abordagem divide o desenvolvimento de um produto de software em ciclos. Em cada ciclo de desenvolvimento, podem ser identificados as fases de analise, projeto, implementação e testes.

2. Ciclo de Vida...
tracking img