Trabalho sobre aviso e memorando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................................... 02
2 CORRESPONDÊNCIA OFICIAL ..................................................................................... 03
2.1 Aviso....................... ........................................................................................................03
2.1.1 Estrutura do Aviso........................................................................................................ 03
2.2 Memorando.............. ........................................................................................................ 06 3 CONCLUSÃO..................................................................................................................... 09
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................................. 10

1. INTRODUÇÃO

A linguagem escrita pode ser considerando um dos principais processos de comunicação na história da civilização, tal processo permite que a história possa ser repassada e conservada de maneira inalterada.
A forma de se expressar por umcódigo estabelecido, através de um significante e um significado, é um modo peculiar de representação inscrita das idéias, do pensamento, porém é importante pensar na organização destas idéias, na clareza do que se escreve e na coesão, para que o texto possa estar amarrado: a isto denomina-se Unidade.
Desta forma, há um tipo de escrita com características únicas: a redação oficial. Ela deveser caracterizada pela impessoalidade, pelo uso padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Esses mesmos princípios aplicam-se às comunicações oficiais: elas devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de formalidades e o uso correto da língua.
Além da importância apresentada,também é relevante pensar na recepção desta escrita, como ela chega até o receptor. Em um processo de comunicação escrita dentro de parâmetros tão específicos, a inadequação da linguagem pode gerar dúvidas ou outro tipo de sentimento a quem recebe a informação. Sendo assim, o cuidado é a palavra chave para não se distorcer o sentido do que se objetiva e a conotação do discurso.
Acorrespondência oficial, segundo LIMA (2010) é a comunicação que se estabelece oficialmente entre expedidor e receptor que representem, ou pelo menos um deles, algum órgão da Administração Pública.
Neste trabalho acadêmico, serão explanados conteúdos sobre dois atos oficias, quais sejam: aviso e memorando. Para que haja tal comunicação, algumas normas devem ser seguidas. Os atos ao seremredigidos seguem um padrão, onde se aterá apenas o conteúdo, ou seja, a informação.

2. correspondência OFICIAL

Antes de começarmos a explanar sobre Aviso e Memorando, gostaríamos de deixar alguns pontos importantes que são comuns a todos os tipos de Correspondências Oficiais.
Suas características principais são: a clareza, a concisão e a correção. Segundo LIMA (2010), a clareza éa fiel observância das regras de gramática ditadas pela tradição clássica da língua; a concisão é a fuga da proximidade, exprimindo o maior número de idéias com o mínimo possível de palavras e a correção é o uso de formas adequadas quanto à gramática, observando-se principalmente, a sintaxe de concordância, a de regência e a de colocação.
A correspondência oficial busca se comunicar comimpessoalidade e máxima clareza. Ao que se refere ao vocativo, ou seja, os pronomes de tratamentos ao iniciar a redação de um documento oficial, o pronome varia de acordo com o cargo ocupado pela pessoa a quem o documento está se dirigindo.
Ao finalizar a redação de um documento oficial, temos dois tipos de fechos, um para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República,...
tracking img