Modais de transportes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modais de transporte no Brasil
EXISTEM CINCO modais de transporte de carga, cada um com suas características, finalidades próprias, custos, vantagens e desvantagens. Adequando-se ao tipo de carga aser transportada, avaliada pela capacidade, rapidez, segurança, enfim toda a versatilidade do meio.
Cabe ao setor logístico da empresa escolher o mais conveniente para resolver o problema da empresa.Conheça os modais de transporte mais utilizados no Brasil:
- MODAL AÉREO
- MODAL FERROVIÁRIO
- MODAL RODOVIÁRIO
- MODAL MARÍTIMO
- MODAL DUTOVIÁRIO


MODAL AÉREO

Transporte adequado paramercadorias de alto valor, ou seja, objetos caros como pedras preciosas, jóias, documentos, nos quais necessitem de urgência para serem entregues.
As vantagens desse modal seria a rapidez e segurançana locomoção das cargas, otimizando custos com embalagens e estocagens de materiais e mercadorias perecíveis.
Porém pode trazer desvantagens perante aos outros modais, pois seu custo é elevado, alémda capacidade e peso carregado ser menor.
Curiosidade: Apesar de parecer que são poucos, no estado de São Paulo existem hoje 32 aeroportos, com 5 deles administrados pela INFRAERO: Congonhas, Campode marte, Guarulhos, São José dos campos e Viracopos.


MODAL FERROVIÁRIO

Os ferroviários transportam quantidades maiores, não estando sujeito a congestionamentos, que apesar de ser mais barato,diferentemente de outros modais não é tão ágil.
O frete rodoviário acaba sendo baseado em dois fatores que seriam a distância percorrida (embarque e desembarque) e o peso da mercadoria.
Suasvantagens mais notáveis seria que é um transporte adequado a longas distâncias e principalmente grandes quantidade de peso sem taxas de armazenagem ou manuseio. Já as desvantagens é que é pouco flexível emseu trajeto, não podendo parar entre um lugar e outro como o aéreo, por exemplo.
Malha ferroviária brasileira: As empresas FCA (Ferrovia centro atlântica), ALL (América latina logística), MRS...
tracking img