Alzheimer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diagnóstico de Mal de Alzheimer
Autor: Junqueira, D.
Orientador: Prof. Humberto Frias


Introdução: A doença de Alzheimer (DA) é uma doença irreversível e progressiva do cérebro quelentamente destrói a memória e habilidades de pensamento, prejudicando até mesmo realizações na vida diária, como vestir-se e alimentar-se. Na maioria das pessoas com a doença de Alzheimer, os primeirossintomas aparecem depois de 60 anos de idade e são agravados com o passar dos anos. A doença é a causa mais comum de demência entre os idosos1.



Resumo: O Mal de Alzheimer foi descrito pela primeiravez pelo médico alemão Alois Alzheimer ( 1864-1915), no ano de 1906. Ao fazer a autópsia numa mulher de 55 anos, descobriu em seu cérebro lesões nunca antes identificado.
Sintomas Iniciais: Faltade memória; Diminuição do tempo de atenção; Problemas com matemática simples; Dificuldade de expressar pensamentos; Humor inconstante, variável e imprevisível; Diminuição do desejo de fazer coisas econhecer pessoas.
Diagnóstico: Não existe ainda um marcador biológico específico, confiável e definitivo para a doença de Alzheimer (DA). O diagnóstico é feito por exclusão de outras condiçõesclínicas que causam prejuízo cognitivo. O diagnóstico de certeza só será possível com o exame histopatológico do tecido cerebral, obtido por biópsia ou após a morte por necropsia. Estudos demonstram queexiste uma considerável faixa de erro quando se analisa o diagnóstico prévio da doença de Alzheimer, se confrontado com a realidade anatomopatológica. Alguns estudos, entretanto, mostram um acerto de até90%
Objetivo: Este estudo enfatiza-se a importância de conhecer os primeiros sinais que identificam a doença, a fim de amenizar os sintomas proporcionando uma melhora qualidade de vida ao portador dadoença e seus familiares.
Conclusão: A doença de Alzheimer significa um enorme fardo para a família, tanto no ponto de vista social e econômico, físico e psicológico. Em muitos casos, a família...
tracking img