Mobilidade urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dados oficiais comprovam a forte relação entre ingestão de álcool e AT, sendo esta mais forte entre os homens, em relação às mulheres. Isso se manifesta na maior entrada em hospitais e vítimasfatais, sobretudo pedestres, ciclistas e idosos, num total de 10.000 mortes por ano. E isso representa um custo vultoso para o sistema de saúde pública.

O fato de o Brasil ter uma matriz logisticafortemente rodoviária, o stress da atividade de transporte de cargas, as pressões para cumprimento de horários – levando a supressão de sono e uso de drogas por parte dos caminhoneiros, o baixo treinamentodos caminhoneiros, contribuem para o agravo do problema.

Com uma imensa matriz rodovária responsável por 62% do transporte de cargas e 96% de passageiros, vários fatores relevantes, vem chamando “aatenção em relação aos acidentes de trãnsito. Alcool, sonolencia, etc

Em 2001, o Ministerio da Saude lançou a política Nacional de Redução de Morbimortalidade por acidentes e violencia, cujo oprincipal objetivo é coordenar ações de saúde junto a outros setores governamentais, não governamentais, sociedade nas áreas urbanas que apresentam maior intensidade do índice de morbimortalidade, visandomitiga-lo ao máximo. Eentre 2003 e 2006 , O Ministerio da Saude, junto a outras organizações avaliou a implementação desta política em 5 municipios, os principais problemas apontados foram: falta detradição de trabalho intersetorial, pouca visibilidade de problema AT, mudança frequente de coordenação, interferencias políticas nos projetos. Os principais efeitos positivos destacam-se osantecedentes das secretarias municipais em relação aos AT, o processo de articulação intersetorial, visibilidade do tema para a população e a produção de indicadores.

Conclui-se que o Brasil apresenta avançose retrocessos relacionados à prevenção e redução dos AT. Entre os avanços, destacam-se o aumento da produção acadêmica relacionada ao tema; A sanção do CTB e da “Lei-Seca”; avanços tecnológicos,...
tracking img