Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
dizagemREFLEXÃO
Há Momentos

Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraçá-la.
Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecemem seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecema importância das pessoas que passam por suasvidas.

O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado.
A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar porque um belo dia se morre.

Clarice Lispector
CAPÍTULO I

LEMBRANÇAS: Pensamentos enraizados na memória

Primeira filha do casalLucilio Pereira Britto e Maria Julia Vieira de Britto, família humilde e muitas dificuldades, inclusive as de aspectos sociais. A bebida era uma constante na minha infância e adolescência por conta do vício de meu pai. Minha mãe sempre guerreira, batalhando a cada dia por melhorias de vida para seus onze filhos.

Sempre falo que as dificuldades pelas quais passei na minha infância me fizeram perceberque a vida deve ser exercitada a cada momento e que de certa forma, desde a minha formação de criança a idade adulta, essas dificuldades me fizeram crescer enquanto pessoa e chegar até aqui nessa etapa tão importante da minha vida, a conclusão do meu curso de graduação.

Eu, Lucélia Ribeiro, apesar de todos os momentos difíceis vividos e sua grande maioria trazida pelo vicio de meu pai, não tenhovergonha de falar a qualquer pessoa que seja que sou filha deles. Minha mãe é um referencial de mulher batalhadora e guerreira. Se hoje cheguei ate aqui, é porque ela subiu muitas escadas e derramou suor para que eu obtivesse meu crescimento pessoal e profissional.

Eu sempre fui sapeca e cheia de vida, apesar das dificuldades encontradas no decorrer de meus anos de escola. Lembro como hoje umacalça, tecido de tergal azul cingida pela minha mãe que é costureira, uma blusa branca e uma folha de papel na mão e lá ia eu para o Colégio, cheia de vontade de crescer e poder ser alguém na vida.

São muitas lembranças que tenho, pois mesmo com as dificuldades, conseguir superar e ser uma adolescente saudável e de boa cabeça para entender e resolver seus problemas. Como diz Thiago de Mello (2005,p.2)

Por isso é que agora vou assim ao meu caminho. Publicamente andando. Não, não tenho caminho novo. O que tenho de novo é o jeito de caminhar. Aprendi (o caminho me ensinou) a caminhar cantando como convém a mim e aos que vão comigo. Pois já não vou mais sozinho.

Hoje, 44 anos, casada, três filhos... Amada. Minha historia de vida se mistura a de muitas outras Lucélias por ai, mas compor essashistórias é retratar uma sociedade de injustiças sociais. Não culpo a sociedade pelo que fui ou vivi em tempos atrás, agradeço-a por eu ser a pessoa que sou hoje, a mesma menina sapeca. Agora, determinada e feliz por tudo que consegui alcançar até aqui. As lembranças... Essas me fazem ver que não posso jamais ser o que fui e nem focalizá-las em tristezas, mas em histórias que me permitam pensar etecer reflexões pelo que fui enquanto aluna e o que serei no amanhã como educador.

CAPÍTULO II

DE UM CONSELHO SENSATO A PROFISSÃO DOCENTE

É verdade que a profissão de professor vem sendo muito desvalorizada tanto social quanto economicamente, interferindo na imagem da profissão. Em boa parte isso se deve as condições precárias de profissionalização-salários, recursos materiais e didáticos,...
tracking img