Mito x filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mito da construção da filosofia na Grécia

O mito – em grego mýthos – significa discurso, narrativa, mensagem, conselho, prescrição. E por isto, num primeiro momento, o ‘mýthos’ seráempregado para referir-se a narrativas ou relatos fabulosos, portanto, com o sentido de fábula. Aos poucos ‘mýthos’ passa a significar o lendário e irreal, ficção, relato não histórico.
Comesta concepção, ‘mýthos’ se opõe ao sentido de ‘lógos’. O mito havia se bifurcado na sociedade grega, estava impregnado no pensamento do homem grego, por causa da tradição que era passada oralmente poraedos e rapsodos, cantores ambulantes que recitavam os mitos em praça pública (ágora).
A verdade proposta pelo mito é uma verdade intuída. Totalmente diferente daquela verdade à qual nosacostumamos que é a verdade conseguida por meio do rigor do método e de um discurso racional e claro. É no meio desta confusão criada pelo mito que nasce a Filosofia.
Quando analisamos estemomento inicial da preocupação do homem com o conhecimento daquilo que o cerca, podemos pensar que as teorias propostas pelos famosos “filósofos pré-socráticos” são absurdos e – por várias vezes –engraçadas.
É bom que notemos o quão importante são estas teorias e o momento em si, pois a nossa moderna ciência e nossos métodos rigorosos e céticos começaram a se desenvolver justamente nesteperíodo.
É no período arcaico que surgem os primeiros filósofos gregos, já no fim do séc. VII A.C e durante o séc. VI A.C. É nesse período que o rompimento com o mito ocorre. Como já dissemos, averdade do mito é percebida, algo que é aceito sem receber críticas ou uma análise mais profunda. E os filósofos divergem entre si, o que acarreta em uma pluralidade de informações e explicaçõespossíveis.
Justifica-se assim a ruptura entre mito e razão. No entanto, alguns autores nos dão a idéia de ‘milagre grego’ para esta ruptura entre mito e razão. Outra vez, é importante que...
tracking img