Microcosmos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do livro Microcosmos: 4 bilhões de evolução microbiana de Lynn Margueis, Dorion Sagan, Editora Cultrix. Num. págs. 248 páginas.
Lynn Margulis é uma bióloga e professora bem conhecido no mundo da ciência contemporânea por suas importantes contribuições à biologia; morreu no dia 22 de novembro de 2011anos. Dorion Sagan é autor de Biospheres e co-autor, com Lynn Margulis.
Oscientistas e a humanidade buscam há muito tempo saber como, quando e onde a vida se originou e de que forma surgiram as primeiras espécies de vida no mundo. Existem várias teorias de como o universo começou. A nossa existência se deve a um processo, do qual nós estabelecemos sua origem e evolução a 18 bilhões de anos atrás. Esse espaço de tempo nós associamos a teoria da grande explosão big bang, asuposta liberação de toda a energia, matéria e antimatéria existente, é o que retrata o primeiro capítulo.
Ao longo dos primeiros milhões de anos de expansão após o big bang, o universo arrefeceu de 100 bilhões de graus Kelvin, segundo estimativas do físico Steven Weinberg, para cerca de 3.000 gruas Kelvin, temperatura em que elétron e um próton poderiam juntar-se para formar um átomo de hidrogênio, oelemento mais simples e abundante do Universo. A temperatura era de 100 bilhões de graus e o universo era constituído de pura energia, em frenética atividade, com partículas e antipartículas sendo produzidas e aniquiladas sem parar até que o universo passou a conter em equilíbrio a matéria e antimatéria, na maior parte fótons neutrinos e elétrons e suas antipartículas.
O hidrogênio coalesceu emsuper-novas_ nuvens enormes que ao logo ao longo de bilhões de anos contraíram-se passando de densidades cósmicas para densidades submicrocósmicas, a partir do hidrogênio e de várias partículas subatômicas inteiramente distintas, todos os elementos mais pesados que conhecemos no Universo atualmente. As abundâncias de hidrogênio ainda permanecem no corpo humano _ temos mais átomo de hidrogênio doque qualquer outra partícula_ sobre tudo em forma de água. O nosso corpo è constituído de hidrogênio espelha um universo de hidrogênio.
Antes que a primeira matéria que pudesse ser chamada de terra se reunisse no interior da nossa nebulosa solar, em um braço externo da Via Láctea, já haviam se passado de 5 a 15 bilhões de anos e tinham ocorrido bilhares de coalescências para a formação dasestrelas e Universo.
_Mas será que poeira estrelar é a própria matéria da qual a vida se se originou. Lynn Margulis aborda que, nuvens de gases destinadas a se transformar na terra misturavam- com hidrogênio, hélio, carbono, nitrogênio e outros compostos químicos. Assim como a terra, os outros planetas do sistema solar também nasceram de aglomerados de partículas de gás e poeira e assim cerca de 4.600milhões de anos, a terra apresentava as condições propícias ao surgimento da vida.
Quando o sol começou a arder, uma rajada explosiva de radiação varreu o sistema solar nascente, agitando a atmosfera primitiva da terra e de outros planetas internos. O hidrogênio, gás leve de mais para ser mantido pela gravidade da Terra, flutuou no espaço ou se combinou com outros elementos, produzindo osingredientes da receita da vida. Partes do hidrogênio combinaram-se com carbono para formar metano (CH4), com oxigênio para formar água (H2O), com nitrogênio para formar amônia (N3H), e com enxofre para formar gás sulfídrico (H2S). Esses gases, reorganizados e recombinados em compostos de cadeia longa, presente em praticamente do corpo humano.

CAPÍTULO 2-ANIMAÇÃO DA MATÉRIA
Neste capitulo a LynnMargulis fala sobre a animação da matéria, a química de toda vida é composta, incluindo o corpo humano de carbono reduzido- ou seja, átomos de carbono rodeados de átomos de hidrogênio. O oceanógrafo Jack Corliss (professor da Oregon State University), em 1973 descobriu um novo mundo submarino, viu pela primeira vez as regiões de contato entre placas continentais submarinas, onde magma, vapor e...
tracking img