Entornos virtuais de trabalho colaborativo - bswc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENTORNOS VIRTUAIS DE TRABALHO COLABORATIVO - BSWC

O Suporte Básico para o Trabalho Cooperativo do inglês Basic Support for Cooperative Work (BSCW) é um sistema que disponibiliza as funcionalidades básicas para o trabalho cooperativo e utiliza a World Wide Web (WWW) como infra-estrutura de comunicação. O BSCW é um recurso de groupware (software que apoia o trabalho em grupo,coletivamente) que facilita o trabalho cooperativo via Internet, Intranet ou Extranet (Moeckel,2000,p.25).
Um dos objetivos principais do ambiente BSCW, como demonstra Abudd (2009,p.106), é a acessibilidade,onde,a partir de ferramentas de navegação convencionais da rede,se estabelece a comunicação,não havendo a necessidade de instalação de ferramentas adicionais pelos clientes. Este sistema foiconstruído baseando-se na metáfora de shared workspace (área de trabalho compartilhada), na qual um usuário pode armazenar vários tipos de arquivos, bem como ter acesso às atividades dos membros do seu grupo.
Para Dogado (2011,p.2) antes, porém, de considerar os pontos fracos ou fortes do ensino do BSCW é necessário verificar a formação individual dos alunos dos grupos. Ainda para o mesmo autor,o ensino Básico e o Superior no Brasil estão muito distantes do que se espera de uma educação de qualidade, por isso, o sucesso de cursos virtuais depende do “espírito” pesquisador e da autonomia intelectual dos participantes de cada grupo. Assim, o sucesso ou fracasso de cursos no ambiente BSCW depende de muitas variáveis, principalmente, na interação aluno-aluno, aluno-docente. Considerandoque o ensino de uma metodologia de desenho de projetos no ambiente BSCW possui como principal ponto forte a interação colaborativa de seus alunos.
Os pontos fortes encontrados no aplicativo do ambiente BSCW, no ensino de uma metodologia de desenho de projetos. Ser acessível a partir dos browsers convencionais, sem a necessidade de instalação de nenhuma ferramenta adicional. O BSCW atende umconjunto de facilidades cobertas pelo workflow (gerar registros), tais como a comunicação entre os membros da equipe, o armazenamento de informações, a interação com outros sistemas de informação, a visão sobre a atividade e a salvaguarda totalizada de informações. O próprio usuário pode adequar a estrutura de dados, sem a necessidade de atuação de programadores.
O ambiente BSCW éorganizado em torno do conceito de espaço de trabalho compartilhado, uma área da web onde as pessoas que decidem colaborar em um projeto comum podem armazenar e gerenciar documentos em comum (Moeckel,2000,p.25). Estes documentos podem ser tipos muito diferentes: texto, imagens, multimídia, sites, entre outros. Tem funções para a cooperação de grupos cujos membros estão fisicamente distantes, mesmo emdiferentes países, trabalho utilizando diferentes plataformas. A possibilidade de se trabalhar com versões de arquivos, facilita o processo de elaboração de documentos em equipe, pois fica diretamente disponível a versão mais recente, podendo ser consultado o histórico, onde ficam registradas as versões anteriores, devidamente documentadas. Acesso ao sistema via Internet, que permite oacompanhamento da atividade por parceiros externos. Custo operacional zero, pois a licença para o servidor do BSCW é cedida gratuitamente para instituições de ensino, mediante solicitação (Moeckel,2000,p.25).
Pelo fato do acesso, local e remoto, ser realizado via browser, não há necessidade da aquisição de uma licença para cada acesso simultâneo, como ocorre com a ferramenta de Wf (workflow) estudada.Possibilidade de rápida identificação das alterações efetuadas na área de trabalho, bem como da forma como está sendo feito o acompanhamento pelos demais participantes, através de vetores indicativos personalizados (Moeckel,2000,p.25).
O ambiente BSCW desponta como um provável substituto de boa parte das funcionalidades dos sistemas de informação corporativos (Intranet e Extranet), pela...
tracking img