Microcosmos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Química – Cinética Química





Curso: Ciências Biológicas Modalidade Médica
1º Período – 2012
Disciplina: Química I
Prof: Armando S. Mendes




Aluno: Hellen Cristina Rodrigues
e-mail: hellen_supla@hotmail.com
Aluno: Rebeca Alves
e-mail: re_alves2008@hotmail.com
Aluno: Daiane Marilac Degan
e-mail: daianedegan2008@hotmail.com



Data da Prática:29/5/2012
Data da Entrega: 29/06/2012





2012


FATORES QUE AFETAM A VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO QUÍMICA

INTRODUÇÃO

O objetivo principal da cinética é o estudo da velocidade das reações químicas, e para isso é preciso o conhecimento de: o desenvolvimento de métodos experimentais que permitam medir as velocidades das reações, desde as mais lentas até as mais explosivas; o estudo dosfatores que influenciam nas velocidades das reações; e o estudo do “caminho” percorrido pelas reações.
Uma reação química ocorre quando três fatores envolvidos no mundo micromolecular acontecem. Eles são: 1 - O choque de uma espécie química com outras ou com as paredes do recipiente na qual a mesma estiver. 2 - A geração de alguma maneira de algum tipo de energia que permita que a espécie químicareagente atinja um patamar mínimo de energia para que a reação possa ocorrer (Energia de Ativação). 3 - A posição do choque. (fator muito importante nas reações orgânicas onde estiverem envolvidas substâncias com grandes cadeias).
O estudo cinético em sua quase totalidade depende de valores experimentais da reação que está sendo estudada. A velocidade de uma reação é definida como sendo a variaçãoda concentração de um reagente por unidade de tempo. Essas concentrações são normalmente expressas em mol por litro (mol/L), e o tempo em minutos (min) ou segundos (s).
As leis de velocidade são equações diferenciais. Em cinética química, tais equações são classificadas de acordo com a ordem da reação. A ordem de uma reação é definida como sendo a soma das potências dos termos de concentraçãoque aparecem na equação de velocidade da reação química. É normalmente, um número inteiro pequeno, podendo em casos especiais, ser zero ou fracionário. É importante ressaltar, que a ordem de reação é uma grandeza que normalmente é obtida a partir de dados experimentais, em grande parte das vezes sem o conhecimento real do mecanismo da reação.
Quando uma reação química possui uma baixa velocidade ese deseja de alguma forma acelerar esta velocidade, existem várias maneiras pelas quais esta ativação pode ser feita. As formas mais comuns de ativação de uma reação química são através da variação da temperatura ou a introdução de um catalisador no meio reacional.
A velocidade da reação depende também da pressão, da área das superfícies em contato com os reagentes, da concentração dosreagentes, e dos choques entre as moléculas que reagem.
Pela teoria da colisão, para haver reação é necessário que as moléculas dos reagentes colidam entre si; a colisão ocorra com geometria favorável à formação do complexo ativado; a energia das moléculas que colidem entre si seja igual ou superior à energia de ativação.
O aumento da temperatura do meio reacional faz com que a energia cinética dasespécies químicas reagentes se eleve o que normalmente acelera a quebra de ligações e a formação de novas moléculas. Uma elevação da temperatura aumenta a velocidade de uma reação porque aumenta o número de moléculas dos reagentes com energia superior à de ativação. Uma lei muito antiga, dos primórdios do estudo da Cinética é a Lei de Vant Hoff: “Um aumento de 10ºC na temperatura de uma reação dobraa sua velocidade”. O mais importante é o conceito que esta lei embute o conceito de que um aumento de temperatura provoca um aumento significativo de velocidade da reação.
Catalisadores são substâncias que permitem acelerar uma reação sem serem consumidas. O catalisador não modifica o equilíbrio da reação, mas permite atingi-lo mais rapidamente, pois ele modifica o mecanismo da reação,...
tracking img