RESUMO MICROCOSMO

Páginas: 17 (4177 palavras) Publicado: 3 de julho de 2014
Capítulo I - De Dentro do Cosmos
A partir do momento em que consideramos as origens em uma escala cósmica, a crença de sermos parte – uma ínfima parte - do universo nos é imposta. Porque os mesmos átomos que constituem o nosso corpo não foram criados, obviamente, quando fomos concebidos, mas logo após o nascimento do próprio universo.
Ao longo dos primeiros milhões de anos de expansão após obigbang, o Universo arrefeceu de 100 bilhões de graus Kelvin, segundo estimativa do físico Steven Weinberg, para cerca de 3.000 graus Kelvin, temperatura em que um elétron e um próton poderiam juntar-se para formar um átomo de hidrogênio, o elemento mais simples e abundante do universo.
Com a força da gravidade, os núcleos das super-novas ficaram tão quentes que foram desencadeadas reaçõestermonucleares, criando, a partir do hidrogênio e de várias partículas subatômicas inteiramente distintas, todos os elementos mais pesados que conhecemos no universo atualmente.
Na nuvem de gases destinada a se transformar na Terra, misturava-se hidrogênio, hélio, carbono, nitrogênio, oxigênio, ferro, alumínio, ouro, urânio, enxofre, fósforo e sílica. A fúria e o calor com que a terra foi formada formatais que durante os primeiros anos do Hadeano não havia rochas sólidas, oceanos nem lago, talvez nem mesmo a neve e o granizo dos invernos boreais.
A cerca de 4.600 milhões de anos, a massa terrestre já apresentava as condições propícias ao surgimento da vida. O hidrogênio gás leve demais para ser mantido pela gravidade da Terra, flutuou no espaço ou se combinou com outros elementos, produzindoos ingredientes da receita da vida.
Em 3.900 milhões de anos, teve inicio o Arqueano, que se estendeu desde o surgimento da vida na Terra a sua disseminação sob a forma de macios tapetes coloridos purpúreos e verdes e de duros estromatólitos cupuliformes bacterianos.
A medida que a superfície da terra arrefecia, as nuvens de vapor que enchiam a atmosfera se condensavam. Chuvas torrenciaiscaíram de forma ininterrupta durante pelo menos 100.000 anos, criando oceanos mornos e pouco profundos.
Capítulo II - A Animação da Matéria
Com exceção de esporádicos peixes abissais e de películas persistentes dos microorganismos mais duros, o leito negro e frio (4°C) dos oceanos é praticamente destituído de vida.
A química da qual toda vida é composta, é a dos compostos de carbono reduzidos – ouseja, átomos de carbono rodeados por átomos de hidrogênio. A flexibilidade do carbono é um dos segredos da vida na Terra.
Stanley L. Miller em um experimento, bombardeou durante uma semana uma atmosfera primitiva simulada (mistura de amônia, vapor d’água, hidrogênio e metano) com descargas elétricas iguais as provocadas por relâmpagos. Dessa forma ele conseguiu reproduzir dois aminoácidos, alaninae glicina, bem como várias outras substâncias orgânicas que antes acreditava só serem produzidas por células.
Desde as experiências de Miller e Urey, quase todos os componentes simples das moléculas complexas das células tem sido produzidos em laboratório.
Essas experiências alimentam a crença, de que umas poucas descargas de relâmpago e trovões que atingiram a rica “sopa” de compostos químicosdos oceanos no Arqueano poderiam ter ligado átomos de carbono e hidrogênio a outros elementos nas combinações certas para produzir organismos vivos.
Os lagos, as lagoas e oceanos dos primórdios da terra, abrigaram ingredientes químicos em toda gama de estados energéticos. Combinações de moléculas eram feitas e desfeitas, estimuladas pela energia cósmica da luz do sol.
Os compostos comcapacidade de auto-organização complementaram-se para produzir estruturas semelhantes a formas de vida e, em ultima análise auto-replicáveis. Esses processos cíclicos formaram a base não só das primeiras células, mais também de toda a miríade de estruturas baseadas nas células e em seus produtos.
Os componentes químicos juntaram-se para formar membranas e, no que se refere a produzir vida, de qualquer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microcosmos
  • Microcosmos
  • Macro e microcosmo
  • O Microcosmo do Amor
  • Microcosmo do amor
  • Os campos como microcosmos relativamente autônomos
  • RESUMO DO RESUMO
  • Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!