Romantismo em portugal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna: Fernanda Pereira

Atividade de Literatura Portuguesa II

1) Que fatores históricos e literários contribuiram para o aparecimento do movimento romântico no cenário português?

No início do século XIX, a europa passa por profundas transformações. A Revolução Francesa, que marca o fim da Era Moderna e o início da Era Contemporânea, e que fundamenta os valores de nossa sociedade atual;e a Revolução Industrial, que modifica a ordem econômica mundial, consolida o poder político da burguesia, as idéias de capital, dinheiro e exploração do trabalho. Neste momento, Portugal sofre com a perda de sua principal colônia, o Brasil. Esse cenário de mudança propcia o surgimento do Romantismo, buscando o total rompimento com o estilo clássico, defendendo a liberdade de estilo, e umalinguagem mais próxima à realidade.
O Romantismo em Portugal tem como marco inicial a publicação do poema Camões de Almeida Garrett. Durante um período de exílio na Inglaterra, Garrett entra em contato com a obra de Lord Byron e Scott e envolve-se com o teatro de Shakespeare. O poema é uma biografia sentimental de Camões e apresenta as características que são típicas do estilo romântico.


2)Explique de que forma os românticos abordam nas obras as características:

a) Escapismo: Evasão. O escapismo romântico manifesta-se tanto nos processos de idealização da realidade como na fuga para mundos imaginários. Quando acompanhado de desesperança, sucumbe ao chamado da morte, companheira desejada por muitos e tema recorrente em grande número de poetas. Para o romântico, o mundo real é sempre umafrustração de seus idealismos e sonhos.


b) Melancolia: Está mais para o tédio que para a depressão. Ela pode até levar a uma situação de depressão, mas é mais um estado de frustração. O eu-lírico está em desacordo com a realidade. Ele é descrente das possibilidades de mudança.


3) Leia o fragmento e responda:

"Simão, meu esposo. Sei tudo... Está conosco a morte. Olha que te escrevosem lágrimas. A minha agonia começou há sete meses. Deus é bom, que me poupou ao crime. Ouvi a notícia da tua próxima morte, e então compreendi por que estou morrendo hora a hora. Aqui está o nosso fim, Simão!...

Camilo Castelo Branco é o autor de Amor de Perdição.

No fragmento acima podemos perceber as seguintes características do romantismo:

Sentimentalismo - a personagem diz que estámorrendo hora a hora, e que isto se deve ao fato de estar conectada à Simão que também está morrendo.

Fé e religiosidade - a personagem cita Deus, dizendo que ele a livrou do crime

O tema so segredo revelado, a morte


4) A prosa romântica é marcada pelo romance histórico e a novela passional. Explique que objetivos buscavam os autores Alexandre Herculano e Camilo Castelo Branco através desuas obras?

Alexandre Herculano, consolidou o romance histórico, com enredos que resgatam fatos da Idade Média e as origens de Portugal como nação. Percebe-se em sua obra, a visão do romântico, que vive segundo os mandamentos do sentimentalismo.

Camilo Castelo Branco, cria a novela passional, que traz o contraste entre a mulher fatal e a mulher anjo; os obstáculos do amor; personagenssujeitos ao pensamento religioso; todos atuando como mártires do amor, modelo de servidão amorosa herdado da Idade Média.


5) Descreva como ocorre a maturação literária de Almeida Garrett.

Suas primeiras poesias apresentam características árcades, observando-se nelas a imitação de autores quinhentistas e a perfeição estética clássica. Na segunda fase de sua produção, tem-se dois poemas de caracternarrativo histórico: Camões e D. Branca. Estes dois poemas, apesar de livres da influência clássica, ainda não são propriamente românticos. O poema Camões, refere-se mais à vida da grande figura quinhentista, suas paixões, seu amor à pátria. D. Branca é um poema voltado para o século XIII, que narra as últimas lutas da reconquista. Já na sua terceira fase, nos livros Flores sem Fruto e Folhas...
tracking img