Romantismo em portugal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Romantismo em Portugal

O Romantismo surgiu na Europa numa época em que o ambiente era de grande rebeldia. Em Portugal, teve como marco inicial a publicação do poema "Camões", de Almeida Garrett, em 1825. Podemos fazer uma partição do Romantismo em Portugal, primeiramente, a Primeira Geração, que vai de 1825 a 1840, onde os seus principais autores são Almeida Garrett, Alexandre Herculano eAntónio Feliciano de Castilho, de seguida, a Segunda Geração, denominada ultrarromântica, que vai de 1840 a 1860. Por último, a Terceira Geração que vai de 1860 a 1870 e tem como principais autores Júlio Dinis e João de Deus.
No Romantismo as atenções viravam-se para o indivíduo arrebatado pelo sentimento e pela paixão, consumido pela dor, pela tristeza e pela solidão. É aí que se expressa o cultodo eu, na figura de um herói romântico, um ser insatisfeito, solitário, que rompe com as normas e dita as suas próprias regras. Frequentemente, o presente repugna-lhe e, por isso, o herói romântico, cuja vida é atribulada e curta, refugia-se na Natureza, cúmplice dos seus estados de alma.
Mas porque é este herói romântico tão sofrido? Porque é que a vida não lhe corre bem? Porque está asociedade em conflito com ele?
A resposta está no que chamamos «mal do século», que se integra nas revoluções liberais. Assim podemos compreender o ambiente de permanente instabilidade em que viviam.
Para além do culto do eu, outro dos temas do Romantismo é a exaltação da liberdade que se tornou a expressão da ideologia liberal, quer fosse “liberdade de criação, a liberdade política, social oueconómica ou a liberdade dos povos”
O Romantismo sustentou lutas contra a tirania absolutista, a causa do Liberalismo e combateu a favor dos povos oprimidos.
Entretanto, devido ao interesse e gosto pela Idade Média, o Romantismo vai revalorizar as raízes históricas das nações. Vem daí a paixão pelo estilo gótico na arquitetura e pelos temas e lendas medievais (Alexandre Herculano).
O Romantismo naLiteratura em Portugal:
A alma romântica, que ansiava por falar, encontrou uma maneira de se exprimir, através da Literatura.
 A Literatura romântica desenvolveu-se através das regras e dos modelos clássicos. Cultivou o romance sentimental, onde os sonhos e as paixões dominam e se cultiva o pitoresco e o exótico.
O romance, género literário de eleição, produziu grandes obras-primas que ainda hojesão muito apreciadas. Têm muitas vezes uma história de amor impossível e um fim trágico.
Em Portugal, a nova corrente literária foi introduzida por Almeida Garrett e Alexandre Herculano, que foram buscar inspiração aos escritores românticos franceses, ingleses e alemães. Por isso o Romantismo português é extremamente semelhante ao Romantismo do resto da Europa.
. Opõe individualidades eespecificidades aos modelos clássicos, racionais e universais;
. É sentimental e muito imaginativo;
. Valoriza o pitoresco, o folclore, a tradição, a cultura popular;
. Evoca a Idade Média;
. Deixa-se inspirar pelo espiritualismo cristão.
A poesia foi o género em que melhor se exprimiram as condições românticas, onde se invocava muito a sensibilidade pessoal, a melancolia, a natureza e tudo o que elatinha de belo, enfim o ambiente romântico.
Denotava-se um enorme vigor dramático e empenhamento revolucionário na literatura portuguesa.

A VITÓRIA E A PIEDADE - I
“Eu nunca fiz soar meus pobres cantos
Nos paços dos senhores!
Eu jamais consagrei hino mentido
Da terra dos opressores.
Mal haja o trovador que vai sentar-se
À porta do abastado,
O qual com ouro paga a própria infâmia,
Louvorque foi comprado.
Desonra àquele, que ao poder e ao ouro
Prostitui o alaúde!
Deus à poesia deu por alvo a pátria,
Deu a glória e a virtude.
Feliz ou infeliz, triste ou contente,
Livre o poeta seja,
E em hino isento a inspiração transforme
Que na sua alma adeja.” De Alexandre Herculano

O TEATRO

Primeiramente, o teatro romântico está, acima de tudo, associado às reformas das...
tracking img