Microcosmo do amor

Páginas: 7 (1667 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013
ITB – “Prof. Moacyr Domingos Sávio Veronezi”








O Microcosmo do Amor
A relação homem – mulher
V. 1







BARUERI
2013
Ana Clara Custódio Nº 01
Gabriel Farias Nº 12
Karina Vieira Nº 20
Monique Felinto Nº 25
Thamiris Santana Nº 38





“O amor não separa
O amor não trai
O amor não vê com indiferença
O amor cuida, da carinho, é único.
O amor é majestoso,incondicional, um dom.
O amor não é apenas uma palavra a ser usada futilmente ou ser confundida com a paixão
O amor gera vida não morte
Não se escolhe como a cor de um objeto
Se constrói com o tempo
O amor não é temporário é para sempre
O amor é o ar para que a alma possa viver”
(Homenagem a Chris Medina).








BARUERI
2013
O Microcosmo do Amor : A relação Homem - MulherQuando falamos em microcosmo, estamos nos referindo a um pequeno cosmo que está inserido no universo. Temos a relação do amor como exemplo disso.
O amor nasce devido as forças naturais de atração e repulsão. Como dito, o amor surge de forças naturais, ou seja, forças presentes na natureza do ser vivo que variam de acordo com a sua espécie.
Dentro da química vemosrelação de atração quando os prótons de um núcleo atraem os elétrons de uma eletrosfera devido sua carga, moléculas de carga positiva atraem moléculas de carga negativa. Isso ocorre pois os átomos sempre estão na busca eterna de novas combinações moleculares.
Nas plantas, a força atrativa explode nas cores e perfumes das flores, preparando-se para a geração dos frutos e sementes.Entre os animais, essa força se expressa em rituais, danças e disputas que culminam no acasalamento. No animal, a função sexual é instintiva;
Para o homem a atração ocorre da seguinte forma: um homem se sente atraído por uma mulher ou vice-versa. Porém temos também a questão da bissexualidade, mas sempre um indivíduo se sentirá atraído por outro indivíduo.
Aatração entre os seres vivos levam ao ato sexual, não podemos comparar animais com seres humanos, mas podemos perceber que um animal não é capaz de criar uma relação de sentimento tão intensa quanto um ser humano consegue com seu parceiro. Os animais se sentem atraídos, acasalam e dão surgimento a novas gerações. O ser humano também tende a seguir o mesmo processo, porém há todo um sentimentalismo nomeio. No filme “A Guerra do Fogo” há um gesto que simboliza o primeiro passo para a humanização da relação homem-mulher.
O homem é capaz de se apaixonar e depois disso amar profundamente sua parceira. A beleza da relação homem-mulher está no encontro de seres autônomos e independentes em que não há superior e inferior. Muitos homens apegam-se de tal forma a mulheres, e vice-versa,que acabam criando relações imaturas, em que a necessidade e a dependência fragilizam a união. Um procura no outro o que lhe falta ou o que gostaria de ser, em lugar de desenvolver ao máximo suas próprias potencialidades. O amor é, então, apenas complementar, quando na verdade deveria ser suplementar.
Assim como uma moeda, o amor também possui os seus dois lados:
O ladobom: onde o amor é recíproco; tende a crescer cada vez mais; não há discórdia entre o casal; não há tristeza e sim felicidade; o homem ama de corpo e alma; é um sentimento que está disposto a enfrentar qualquer barreira; é puro, verdadeiro, eterno, calmo, paciente, onde um está disposto a sempre entender o outro. Enfim,
O lado ruim: onde o amor não é recíproco; sempre há discussões ebrigas por motivos insignificantes; há a constante presença da ilusão amorosa; há predominância da tristeza onde a falta da correspondência desse amor, quando muito forte, pode levar o ser humano a adoecer, entrar em depressão ou até mesmo cometer atos exagerados que o prejudicam fisicamente e psicologicamente; o amor é visto somente como ato erótico; o indivíduo que ama e não é amado cria um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microcosmos
  • Microcosmos
  • Macro e microcosmo
  • RESUMO MICROCOSMO
  • amor
  • amor
  • O amor
  • amor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!