mudança de graqu

3707 palavras 15 páginas
A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.
ARLS ARTE REAL Nº 2017

TRABALHO PARA PASSAGEM DE GRAU

IR. ANA MARIA AGULHON
APRENDIZ MAÇOM

1. INTRODUÇÃO
A maçonaria é uma jovem instituição entre os povos que habitam a terra, se intitula milenar pelos valores exotéricos dos quais possui, decorrente das religiões existentes no passado.
A Maçonaria parte do princípio de que Deus arquitetou o Universo de maneira harmônica, e o homem como "Pedreiro" é capaz de reproduzir ou continuar sua obra com o devido conhecimento sobre essa "Harmonia Universal" e sobre suas ferramentas de construção, tal como fez Salomão e seus arquitetos na construção do Primeiro Templo em Jerusalém. Mas hoje a Maçonaria se apoia no campo do simbolismo, onde esse Templo está dentro de nós.
O templo dentro de cada um são as atitudes, a forma de pensar, de agir, as tomadas de decisões, como ajudar e até quando ajudar ao próximo, o caminho a seguir e a forma de superar os obstáculos que a vida coloca no caminho.
O tempo destinado ao trabalho dos maçons em loja compreende do meio dia (yang) e meia noite (yin). Para Ragon a explicação é que o homem aprende durante a primeira parte de sua vida, enquanto no útero a mãe processa a regeneração do filho, e é somente quando chega ao meio-dia de sua existência, quando nasce é que se torna útil à comunidade, assim o dia vence a noite e a luz supera as trevas.
O meio dia representa o nascimento, a adolescência é o período onde experimenta tudo, o adulto jovem está no auge do aprendizado, após isso é que se transmitem os conhecimentos para os mais jovens. Porém, meia-noite corresponde à morte, as horas antes do meio-dia são visivelmente mais fecundas é onde começa a crescer a luz e depois vêm os anos enfraquecidos da velhice, pois se perde a luz e inicia a escuridão até mesmo da pele. O aprendiz maçom e o companheiro ainda se encontram e processo de gestação.
O meio dia é onde o sol encontra-se no ápice de sua elevação horizontal, onde simbolicamente os

Relacionados