Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Olga Martins Marques (ProfaUNICAP - DQ)
Alexandra Amorim Salgueiro (Profa UNICAP -DQ)
Maria Alice Gomes de Andrade Lima (ProfaUFPE-DEQ)
Maria de Los Angeles Peres Palha (Profa UFPE - DEQ)
Sonia Ma Souza Cavalcante de Albuquerque (Profa UFPE -DEQ)

Recife - Pernambuco

1998

Apresentação

A inexistência de um texto de práticas de Microbiologia Geral adaptado às nossas condiçõesdo nosso laboratório, e destinado aos cursos superiores de Engenharia Química, Química Industrial e outros, nos motivaram à realização deste manual. Os experimentos foram selecionados de modo a englobar a maioria dos assuntos contidos no programa referentes à primeira unidade do curso e podem ser facilmente efetuados em laboratórios de recursos limitados.
Cada experimento, poderá ser efetuadopor um grupo de dois ou mais alunos. Muitas vezes o experimento pode ser dividido entre vários grupos da classe, sendo que cada grupo deve fazer o experimento numa determinada condição. Neste caso, o instrutor dever fazer uma discussão a posteiori e global do problema apresentado.

PRÁTICA N 1
OBJETIVOS:
Discriminar as funções e/ou aplicações
Limpar
Acondicionar

1. Funções e/ouaplicações do material do laboratório de microbiologia

1.1. Material Permanente

a. Autoclave - câmara de vapor com parede dupla, equipada com dispositivos que permitem o enchimento da câmara com vapor saturado e sua manutenção em determinadas temperatura e pressão por quaisquer períodos de tempo. O autoclave é um equipamento indispensável ao laboratório de microbiologia na esterilização de meiosde cultura, água, suspensões etc.(ver modo de operação)

b. Estufas de Esterilização (Fornos de Pasteur) - esteriliza a seco toda vidraria convenientemente acondicionada, a temperatura de 170 a 200o C por 1-2 horas.

c. Refrigerador - utilizado na conservação de culturas de microrganimos sob baixa temperatura, diminuindo o tempo de geração

d. Estufa bacteriológica - favorece ocrescimento de microrganismos pela incubação na temperatura adequada.

Incubação = manutenção do meio semeado em determinadas condições para promover o desenvolvimento dos microrganismos.
e. Mesa agitadora (rumbeira) - favorece o crescimento de microrganismos aeróbios, pela dissolução do oxigênio no meio, através da agitação da mesa, em movimentos rotatórios.

f. Cabine de fluxo laminar -câmara asséptica, dotada de exaustor e lâmpada fluorescente, sendo utilizada em repiques de microrganismos

g. Fermentador - equipamento onde ocorrem as fermentações, podendo ser dotado de sistemas de agitação, aeração, refrigeração.

1.2. Vidraria

a. Tubo de ensaio (tubo de cultura) - utilizado no cultivo de microrganismos em pequeno volume de meio e na conservação de culturas puras demicrorganismos.

b. Placa de Petri - facilita o isolamento de microrganismos devido à grande superfície de crescimento que apresenta, possibilitando o aparecimento de colônias separadas.

Colônia = aglomerado de células em meio sólido, geralmente originadas de uma única célula progenitora.
c. Pipeta - para diluir preparações diversas e inocular culturas líquidas
Inocular = inserir, introduzirInóculo (ou semente) = concentração de células suficientes para cultivar uma de meio com bom rendimento
d. Pipeta Pasteur - é um tubo de vidro espichado em capilar, utilizada para transportar pequenos volumes de líquido

e. Alça de Drigalsky - obtida a partir de uma pipeta Pasteur longa, dobrada em ângulo reto e depois em 45C na chama. É utilizada para espalhar microrganismos em meio de culturasólido.

f. Balão de fundo chato- utilizado geralmente para guardar meios de cultura.

g. Erlenmeyer - utilizado para propagação celular de microrganismos em meio líquido sob agitação em mesa agitadora.

h. Fernbach - idem

i. Lâmina - para examinar microrganismos ao microscópios

Lâmina Escavada - possui uma ou duas depressões possibilitando observar a mobilidade de microrganismos...
tracking img