Projeto meio ambiente - anos iniciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
4 PROJETO

4.1 Tema/temática

Meio Ambiente – Conhecer para preservar.

4.2 Turma

4º ano PIC (Programa Intensivo de Ciclos), Período diurno.

4.3 Duração

O estágio será realizado no período da manhã, sendo 4 horas diárias, e totalizando a carga horária na prática docente de 40 horas.

4.4 Justificativa

O trabalho será baseado na realidade local e regional, com objetivo delevar aos alunos um breve conhecimento da necessidade de preservação do meio ambiente, e a discussão e reflexão sobre a ação humana diante da natureza.

Realidade percebida em sala de aula: desperdício de papel, lixo jogado no chão, torneiras abertas nos banheiros, questionamentos surgidos em sala de aula. Projeto que estimule uma mudança de postura diante do meio ambiente.

4.5 Objetivo GeralImplantar a educação ambiental, de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico, e o ser humano como parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive. Caracterizar os diversos tipos de lixo, como forma de valorizar suas utilidades e preservação do meio ambiente.

4.6 Objetivos Específicos

- Valorizar a importância da água esua forma de tratamento, a fim de utilizá - lo de forma correta;

- Reconhecer a necessidade e as formas de coleta e destino do lixo, a fim de reaproveita – lo;

- Identificar as bacias hidrográficas e rios que banha o município, ampliando seus conhecimentos;

- Identificar as formas de utilização dos recursos naturais durante o tempo, a fim de compreender a interação do homem coma natureza;- Perceber a necessidade de uma nova postura frente ao meio, garantindo uma melhor qualidade de vida;

4.7 Referencial Teórico do Projeto:

Observamos que nas últimas décadas a degradação ambiental e a qualidade de vida dão origem à preocupação com as questões ambientais, surgiu se então, o FÓRUN INTERNACIONAL DAS ONGs em 1995, que reconhece a educação como direito dos cidadãos, defendendoa educação a educação transformadora. Neste documento a educação ambiental é considerada como processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida e na afirmação de valores e ações que contribuem para ás transformações sócio - ambientais exigindo responsabilidade individual e coletiva, local e planetária.

Em 1995, REIGOTA já destacava o caráter político da educaçãoambiental em:“[...] uma educação política, fundamentada numa filosofia política, da ciência da educação antitotalitária, pacifista e mesmo utópica, no sentido de exigir e chegar aos princípios básicos de justiça social, buscando uma “nova aliança” (Prigogine & Stengers) com a natureza através de práticas pedagógicas dialógicas[...] (REIGOTA, 1995,p.61).

No Brasil foram criadas medidasoficiais:

- Publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais – (1997 – 1998); Lei 9.795/99 institui-se a política nacional da educação ambiental.

Portanto, o convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes. E, considerando a escola como sendo um dos ambientes mais imediatos do aluno, a compreensão das questões ambientais e as atitudes em relação a elas sedarão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno.

4.8 Conteúdos propostos a serem trabalhados

Sabemos que os bens da terra são patrimônio de toda humanidade. E seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida no mundo, dentre elas a qualidade de vida dos que dependem desses bens e do espaço do meio em que eles são extraídos.

1ª aula: - Realizar aleitura e interpretação de um texto focando a importância dos cuidados com o meio ambiente;

- Construir com os alunos um questionário com perguntas sobre a água e o lixo, que serão aplicadas aos funcionários da escola e família. Essa tarefa deverá ser entregue no dia seguinte.

2ª aula: - Leitura e construção de um gráfico com os dados colhidos nas entrevistas;

- Ao final iremos realizar um...
tracking img