Meus trabalhos anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 154 (38274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Planejamento Estratégico
Na elaboração deste curso foram aplicadas as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Créditos:
Washington Rodrigues Lima – Cel BMDF Jodir Cezar Menezes – TC BMDF
Curso Planejamento Estratégico – Módulo 1 SENASP/MJ - Última atualização em 19/03/2009
Página 1

Apresentação
Pensamento estratégico Diz-se haver três tipos deorganizações: as que fazem acontecer, as que apenas observam acontecer e as que se surpreendem com o que aconteceu. Uma diferença primordial: Visão de futuro!
Vivemos uma revolução cuja amplitude e profundidade são tão significativas que, em apenas duas outras vezes na história da humanidade, observamos mudanças dessa abrangência: quando passamos do nomadismo ao sedentarismo agrícola, há cerca de 10 milanos; e quando passamos então a ser uma civilização basicamente industrial, o que se iniciou a cerca de 300 anos. (TOFFLER, 2007)
Iniciada em meados dos anos 50 em países que estavam no auge do seu desenvolvimento industrial, a nova revolução tem as seguintes características:
Conhecimento como meio dominante de produção e como principal valor de medida da importância de uma organização; Produçãoadaptada ao desejo do consumidor; Trabalho qualificado, reflexivo e inovador; Modelos organizacionais menos hierarquizados, menos autoritários e mais participativos, além de menores e menos burocratizados; Maior integração dos sistemas, por meio da informação e da tecnologia da informação; Rapidez como fator crítico do sucesso; Infra estruturas eletrônicas e computadorizadas são indispensáveis; ePlanejamento antecipatório e proativo.
Para que no enfrentamento diário contra os sinistros e desastres, contra a violência e o crime, haja resultados positivos, há que estar atento a essas mudanças. Para atender com excelência à sociedade, o cliente, é preciso entender a razão da existência das corporações, saber claramente como realizar as missões e, vital, posicionar-se quanto ao futuro.A qualificação profissional, o estudo epidemiológico da violência e do crime, a reestruturação organizacional e infraestrutural e a priorização do pensamento estratégico são necessidades gritantes nas organizações, sem as quais a presumida “perenidade inerente” a cada uma delas será surpreendida pelas novas demandas da sociedade da informação.
Curso Planejamento Estratégico – Módulo 1SENASP/MJ - Última atualização em 19/03/2009

O curso visa demonstrar esse pensamento. Aqui, não serão encontradas respostas e fórmulas mágicas, mas a oportunidade de reflexão sobre os temas propostos com o intuito de, ao conhecer e se familiarizar com as metodologias apresentadas, você tenha mais condições de colaborar com o planejamento em nível estratégico de sua organização. Portanto, leia cominteresse os conteúdos dispostos, pesquise, participe por meio das atividades de aprendizagem criadas e interaja com os demais profissionais que atuam na área de Segurança Pública.
Essas atividades e interações irão incentivá-lo a desenvolver ainda mais a atitude proativa em relação ao cotidiano e ao futuro, para que o pensamento estratégico em Segurança Pública possa ser sistematizado, para obem da sociedade brasileira.
Epidemiológico
O termo grego ‘epidemia’ é atribuído a Hipócrates, resultando do prefixo epi- (“sobre”) e o radical -demos (“povo” ou “país”); assim, termo ‘epidemia’ teria a conotação de “o que se abate sobre o povo”. Epidemiologia refere-se à ciência (logos) sobre as epidemias e o vocábulo foi empregado pela primeira vez no século XVI, como título de um tratadosobre as pestes que assolavam a Europa, publicado em 1598 em Veneza, escrito por Angelerio. Classicamente usada na área da saúde coletiva, foi transposta às áreas de Segurança Pública e de Defesa Civil a fim de estudo e metodização das abordagens dos fenômenos pertinentes por meio de cálculos matemáticos e técnicas estatísticas de amostragem e análise de indicadores, permitindo a construção de...
tracking img