Meu memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cio da Terra

“Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar do pão

Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
roubar da cana a doçura do mel
Se lambuzar de mel

Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra propícia estação
E fecundar o chão”

Chico Buarque de Holanda (1976)

1 - APRESENTAÇÃO

Sou Rosiléia de OliveiraMundoco, 31 anos. Assistente administrativa efetiva do IFPA por profissão, educadora por formação e paixão...
Nesta música, vejo uma relação com a vida do ser humano... Abordando os ciclos, se atentando para os pequenos milagres que nos fazem viver e que nos permitem conquistar a felicidade diária de se auto realizar por meio do trabalho.
A primeira vez que ouvi esta canção foi há 3 anos, quandopediram para que eu a cantasse na cerimônia de inauguração do curso de Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) do IFPA Campus Conceição do Araguaia, na cidade de Redenção. Fiquei apaixonada pela poesia da canção, o que me motivou a analisar com detalhes a letra e os seus significados explícitos e especialmente os implícitos, que mais me instigam. O que veio depois deste evento, como essaturma do Procampo mudou a minha vida, será apresentado abaixo.
Assim, apresento neste memorial a evolução de minha carreira profissional e pessoal, destacando os aspectos marcantes de minha trajetória de vida profissional.

2 - HISTÓRIA DE VIDA
Nasci em maio de 1981 na cidade de Redenção-PA, filha de D. Nazaré de Oliveira Mundoco e S. Sebastião Alves Mundoco. Ainda muito cedo apresentei aptidãovocal, cantando na igreja a qual minha família frequentava. Ao longo da vida, a música se tornou um hobby e uma paixão paralela, porque nunca foi meu desejo atuar profissionalmente como cantora, apesar de ter vencido diversos concursos musicais na região. Outra paixão professada é minha crença em Deus, sendo expressa por meio das canções devotadas.
“Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartardo pão”

Da minha infância, carrego a lembrança do café da manhã preparado com carinho e esmero pela minha mãe, quando pela minha cabeça nem passava a ideia de quanto trabalho no campo foi necessário para que aquele milagre do pão à mesa fosse possível.
Estudei todo o ensino fundamental em escolas públicas na mesma cidade. Recordo-me ainda das longas viagens de meu pai rumo ao sonho dourado de“bamburrar” na Serra Pelada... Sonho que nunca se tornou real, porque no ano de 1997 ele faleceu, deixando pra trás seu “barranco” e sua quimera.

3 - MAGISTÉRIO
Aos 13 anos ingressei no curso de nível médio em Magistério, quando tive meu primeiro contato com a realidade da docência.
Longe ainda de ser uma profissional, pude por meio dos ensinamentos e experiências vividas ter uma noção doquão prazeroso é poder transmitir e compartilhar conhecimentos.
O que mais me chamou a atenção ao longo dos 3 anos em que estive no ensino médio, foram os teóricos no campo da pedagogia, psicologia infantil e sociologia. Obviamente, as pesquisas inerentes ao ensino médio não buscavam um maior aprofundamento no assunto, o que só foi possível mais tarde, em um curso de graduação.

4 - GRADUAÇÃO
Noano de 2001, fui aprovada na sexta colocação para o vestibular de Letras da Universidade do Estado do Pará em Redenção – Pará, iniciando os estudos no ano posterior.
Um novo mundo vislumbrou-se então. Foi quando passei a conhecer e entender a Literatura de forma profunda e intensa. Consegui me destacar em sala de aula quando o assunto era análise literária e produção textual.
Fui eleita comorepresentante de sala por 2 vezes, tendo assim a oportunidade de defender os interesses da turma.
Neste período fui sorteada para participar do Interletras em novembro de 2003, na cidade de Belém-PA, evento que propiciou além da linda vista das luzes de Belém a bordo do barco de passeio, consideráveis aprendizagens e trocas de conhecimento,
No ano de 2005 participei do Encontro “Olhos no Pará -...
tracking img