Metodos de treinamento fisico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Marcelo Fernandes de almeida – RA 176898-0

trabalho de dp “mÉtodos de treinamento fÍsico”

São Paulo
2011

Marcelo Fernandes de almeida

trabalho de dp “mÉtodos de treinamento fÍsico”

Trabalho sobre Princípios
Biológicos do Treinamento,Referente a disciplina “Métodos de
Treinamento Físico – 6ª Semestre
do curso de Educação Física
da Universidade Paulista - UNIP


São Paulo
20011
Universidade Paulista – UNIPCurso de Educação Física

trabaho “principios biologicos do treinamento”

Você já parou para pensar como são planejados os esquemas de treinamento dos atletas? Alguma vez quis saber quais os fatores que devem ser levados em consideração na montagem dos programas de exercícios? O preparador físico está sempre preocupado em levar seu atleta ao máximo desempenho e ao mesmo tempo preservá-lo daslesões e do estresse que podem ser provocados pelo esforço em excesso.
De maneira geral, ao prescrever o treinamento, um preparador leva em conta os seguintes princípios:
* Conscientização
: o praticante deve saber o que está fazendo e por que está fazendo.
* Individualidade biológica
: o treinamento deve ser prescrito de acordo com as características físicas, genéticas e potenciais de cadaum. Um mesmo esquema de treinamento não serve para duas pessoas diferentes.
* Progressão da carga
: a melhoria do rendimento individual relaciona-se com a elevação da carga imposta a cada sessão de treinamento. É importante lembrar que, ao aumentar a carga, pode se tornar necessário também o aumento do período de repouso.
* Continuidade
: infelizmente, não se consegue ‘armazenardesempenho’, portanto, ao parar de treinar, o atleta começa a perder rendimento.
Como se vê, prescrever treinamento é muito mais do que recomendar uma seqüência de exercícios. Atletas sem formação específica em Educação Física conhecem a prática da atividade, mas não sua fundamentação. Preparação física é uma ciência e deve ser planejada e realizada por profissionais qualificados, capazes dereconhecer limites individuais e evitar lesões e estresse. Pense nisso ao escolher seu preparador físico.

Conforme o autor Bompa através do livro - A Periodização no treinamento Esportivo – Entendi que neste assunto o treino desportivo apresenta-se como uma atividade física de longa duração, graduada de forma progressiva, individualizada, atuando especificamente nas funções humanas, fisiológicas epsicológicas, com  o objetivo de superar tarefas mais exigentes do que as habituais. É assim que Bompa (1983) define treino desportivo. Ele, como muitos outros autores, apresenta definições baseadas em inúmeros estudos científicos sobre o tema.
O treino desportivo, quando aplicado adequadamente, provoca no organismo humano, adaptações morfológicas e funcionais, elevando assim o nível de forma físicado indivíduo. Para tanto, alguns princípios devem ser seguidos para que a aplicação desse treino seja eficaz.
Vamos tratar daqueles considerados fundamentais em qualquer processo de treino:
* Individualidade Biológica: a aplicação de cargas de treino respeitando a individualidade biológica de cada indivíduo é uma regra. Encontramos atletas que recebem a mesma sobrecarga de trabalho e reagem,sofrem adaptações, completamente diferentes. Neste caso, até as recuperações são diferentes. Para atletas jovens, é importante considerar as fases de crescimento e desenvolvimento em que se encontram. Para todos, o estilo de vida também conta;
* Sobrecarga: o primeiro passo para acertarmos na determinação da sobrecarga são os testes de avaliação. Eles nos indicam em que patamar de forma o...
tracking img