Metodologias de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FATEC DE PRAIA GRANDE
GESTÃO EMPRESARIAL 1º CICLO

METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS

PRAIA GRANDE
2011

METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS

Trabalho apresentado ao professor da faculdade de tecnologia
de Praia Grande (Fatec), como requerimento para obter
nota na disciplina de Sociedade, Tecnologia e Inovação. Sob a
orientação do Professor Marcelo Pereira de Andrade.

PRAIA GRANDE
2011
SUMÁRIOINTRODUÇÃO 0
CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO 0
POSICIONAMENTO PARADIGMÁTICO 0
PARADIGMAS CONSERVADORES 0
PARADIGMAS INOVADORES 0
O 0
T 0
AS METODOLOGIAS 0
CONCLUSÃO 0
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 0

INTRODUÇÃO

A experiência vivenciada com colegas universitários preocupados em buscar paradigmas inovadores para suas vidas, nos levou a desenvolver uma pesquisa-ação. Esta investigaçãocontemplou uma reflexão individual e coletiva de todos os integrantes e docentes participantes.
Seu objetivo é oferecer subsídios metodológicos capazes de ultrapassar o paradigma cartesiano que vem caracterizando determinadas ações docentes conservadoras. Com o intuito de superar a reprodução do conhecimento, desencadeou-se um processo de posicionamento crítico sobre a docência. As leituras, asdiscussões e os posicionamentos nos levaram a construir a caracterização de um paradigma construtivista inovador na sala de aula.
O paradigma denominado como emergente foi proposto como uma aliança entre uma abordagem progressista com uma visão holística e o ensino com pesquisa; embora apresentadas separadamente, teremos a clareza de que elas se interconectam e que tem como pressupostos essenciais acompreensão(visão do todo) e a transformação da realidade.

POSICIONAMENTO PARADIGMÁTICO

O desafio das mudanças históricas substanciais na virada do século e em especial
do paradigma da ciência, levam ao repensar do sistema educacional como um todo e, nesse contexto a prática pedagógica que vem sendo desenvolvida nos meios acadêmicos.
Na realidade, acredita-se que a caracterização da práticapedagógica está fortemente alicerçada nos paradigmas que a própria sociedade vai construindo ao longo da história.
A educação, a economia e a sociedade, assim como o homem, são produtos da ação histórica. Sendo assim, os paradigmas propostos e construídos pelos próprios homens vêm acompanhados de crenças, valores e posicionamentos éticos em frente a uma comunidade determinada. Nesse contexto,cabe a contribuição relevante de Kuhn: "um paradigma é aquilo que os membros de uma comunidade científica partilham e, inversamente, uma comunidade científica consiste em homens que partilham um paradigma".
Portanto, não se trata de entender o paradigma como um sistema fechado, nem acoplá-lo à pertinência de um modelo que vem se construindo ao longo dos séculos, mas analisar criticamente apossibilidade ou não de adotá-los.
Os paradigmas afetam toda a sociedade e, em especial, a educação. O fato é que estes paradigmas não se sucedem linearmente, nem têm uma demarcação de tempo para começar ou terminar, mas vão sendo construídos cotidianamente e acabam se interpenetrando e criando novos pressupostos e novos referenciais que caracterizam diferentes posturas na sociedade.
Na educação, o quese tem observado é um descompasso com o avanço paradigmático que a sociedade vem desenvolvendo.
As transformações aceleradas e contundentes, em especial no final do século 20, fazem pensar sobre o trato pedagógico que as universidades vêm oferecendo aos estudantes, e as exigências que a sociedade vêm fazendo para a comunidade em geral.
Acredita-se que a reflexão sobre a caminhada histórica naeducação permite dividir, para fins didáticos, os paradigmas que influenciaram a prática pedagógica dos professores universitários em dois blocos: os paradigmas conservadores e os paradigmas inovadores.

PARADIGMAS CONSERVADORES

Os professores que atuam na educação superior, em sua grande maioria, tendem a reproduzir as metodologias que vivenciaram no seu processo educativo.
Nessa assertiva,...
tracking img