Metodologias do ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM


Dejanira dos Santos Rosa
Professor- Cristiane Viana Paim
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (Ped0101) – ESTÁGIO Módulo VI
15/05/13



RESUMO

A escolha da metodologia deve considerar a intrínseca relação entre os meios e procedimentos de ensino e desses com os objetivos ou resultados propostos. Visto que o métodoconstitui o elemento unificador e sistematizador do processo de ensino, determinando o tipo de relação a ser estabelecida entre professor e alunos, conforme orientação filosófica que o fundamenta. Há muitos caminhos e trilhas para se percorrer quanto refletimos a respeito das metodologias de ensino. Alguns fazem parte de uma época áurea, outros são tendências da pedagogia moderna. Mas ainda assim,são caminhos; meios pelos quais objetiva-se um fim: uma educação e aprendizagem integral, libertadora e perene que restitua ao homem a sua condição humana.



Palavras-chave: Ensino, Métodos de ensino, Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

Metodologia é um campo que procura descrever, pesquisar e justificar os melhores métodos e técnicas de determinada área. Sendo assim, para cada área uma determinadametodologia mostra-se mais eficaz. Não é diferente com as Metodologias do Ensino, área na qual se procura descrever os melhores métodos e técnicas para que o ensino-aprendizagem possa ser desenvolvido com maior qualidade e motivação.
Os métodos de ensino não são um fim, mas um meio pelo qual o professor logra alcançar os objetivos estabelecidos. O método, entretanto, por mais eficiente que possaparecer, não é mais importante do que o aluno. Já que ensinar não é despejar conteúdos na mente do aluno e ignorar o seu coração e sua experiência de vida. O ensino realiza-se na relação dialógica entre professor e aluno, por meio de uma educação problematizadora que supere a contradição educador-educandos, como afirmava Paulo Freire (1994).
O método constitui o elemento unificador esistematizador do processo de ensino, determinando o tipo de relação a ser estabelecida entre professor e alunos, conforme orientação filosófica que o fundamenta; tal orientação envolve uma concepção de homem e de mundo, respondendo, em última análise, a um ponto de vista de classe (MARTINS, 1991).
Por essa mesma razão é necessário que o professor ao empregar certo método de ensino esteja consciente que nãose trata de um simples método, mas todo um conceito teórico que sustenta essa metodologia vinculada a construção de um cidadão. Fazendo assim, o professor terá uma visão mais adequada e abrangente de seu ensino e de suas escolhas didáticas.
É nessa perspectiva que devemos então buscar uma metodologia ampla a fim de estabelecer novas práticas que contribuam na construção da plena cidadania,possibilitando ao aluno as condições teóricas para que ele compreenda de forma crítica a realidade e possa participar ativamente das transformações que se fazem necessárias na sociedade. Essa nova visão é reforçada pela idéia de que no uso dos métodos de ensino é indispensável que o professor conheça satisfatoriamente os conceitos teóricos que sustentam a metodologia empregada. Portanto, o melhormétodo de ensino sempre estará relacionado a esses conceitos e ao seu contexto fundante, bem como à relação dialética-dialógica entre o professor e o aluno (BAKHTIN, 1997).


2 OS METODOS DE ENSINO:

Há muitos caminhos e trilhas para se percorrer quanto refletimos a respeito das metodologias de ensino. Alguns fazem parte de uma época áurea, outros são tendências da pedagogia moderna. Mas aindaassim, são caminhos; meios pelos quais objetiva-se um fim: uma educação e aprendizagem integral, libertadora e perene que restitua ao homem a sua condição humana.
A prática docente realizada nas escolas pode ser caracterizada como tradicional, tecnicista, escola novista e sociocultural, segundo Romanowski (2007). Esses modelos serão abordados brevemente a seguir.
2.1: A prática Tradicional
O...
tracking img