Metodologia resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Livro O Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito
Autores: Orides Mezzaroba e Cláudia Servilha Monteiro.
1. O conhecimento e suas implicações
Todos os bens que temos a nossa disposição (tv, rádio, telefone, etc), não estão disponiveis no planeta antes de o homem assumir sua condição evolutiva hegemônica na Terra. Óbvio.
Essas invenções e descobertas só puderamser produzidas pelacivilização humana porque a capacidade de produzir conhecimento é inerente à nossa natureza. O homem sempre buscando algo para solucionar seus problemas, procurando respostas para as adversidades, desencadeou crescente processo de atividade sobre a natureza, produzindo tecnologias- o resultado do conhecimento aplicado- e explorando tudo ao seu redor, inclusive seu sistema de relações sociais,politicas e, até mesmo, a sua própria faculdade de conhecer.
Assim o conhecimento é muito mais que uma meta a ser atingida; ele é, em si mesmo, um processo.
O processo de formação do conhecimento não é dotado de progressiva continuidade linear.
Na verdade, incidentes de percurso promovem rupturas e reconstruções constantes nos conceitos, ideias e juízos estabelecidos pelas formas de conhecer arealidade.
1.1 Confiando em nossas percepções
A forma mais simples de conhecimento é aquela que provém das informações que recebemos através de nossos sentidos. Vemos o sol nascer, atravessar o céu ao longo do dia e se pôr ao final da tarde, e testemunhamos diversos da natureza e, assim, acreditamos em nossos sentidos para atestá-los como realidade. Esse modo naturalmente humano de conhecer é,entretanto, primário. A realidade não se limita àquilo que vemos, ouvimos, sentimos, àquilo que podemos verificar pelas sensações capitaneadas pelo nosso corpo físico.
Uma forma de conhecimento chamado científico vem mostrando-nos ao longo dos séculos o quanto nossas impressões da realidade são equivocadas.
Com essa postura de confiança absoluta em nossas percepções diante das coisas reduz acapacidade de reflexão crítica, surgiram a Filosofia e a Ciência como modos diferenciados de operar o conhecimento de forma mais rigorosa. A Filosofia se desdobra em múltiplas áreas, dias das quais nos interessam agora: Teoria do Conhecimento e a Epistemologia.
A Teoria do Conhecimento é o próprio conhecimento, porque se preocupa em estudar os mecanismos da atividade cognitiva e os tipos deconhecimentos existentes.
A Epistemologia se ocupa do estudo da própria Ciência, as preocupações se voltam para a análise dos pressupostos, dos interesses e das ideias subjacentes aos grandes projetos científicos.

1.2 Mas afinal, o que é conhecimento?
Todos nós somos sujeitos do conhecimento.

“O conhecimento é o resultado de uma relação que se estabelece entre um sujeito cognoscente (que pode serqualquer um de nós) e um objeto cognoscível (que pode ser qualquer objeto).” (p. 7)
todos somos capazes de produzir conhecimento,porém não necessariamente sob sua roupagem cientifica. (p.8)

1.2.1 - O conhecimento como processo
Pedro Demo afirma que “o processo de evolução da humanidade está diretamente vinculado à qualidade do conhecimento adquirido . Mas para isso , é necessario que oconhecimento 'se elaboree reelaboreno âmbito educativo' ”, ou seja, herdamos uma série de conhecimentos que devem ser modernizados e desenvolvidos de acordo com a realidade histórica.
Existem duas formas de abordar o conhecimento: o objetivismo e o subjetivismo. As objetivistas ditam uma verificação puramente empírica dos resultados do conhecimento e que os objetos devem ser meramente descritos. Estacorrente teve ampla influência sobre os positivistas e neopositivistas e ainda hoje é bem aceita.
Já as subjetivistas consideravam o conhecimento através da razão, influenciando racionalistas e idealistas.
Precisamos ainda destacar alguns outros autores, como Kant (transcendentalismo kantiano) que considera que a “relação entre sujeito e objeto deve ser avaliada por suas implicações recíprocas”....
tracking img