Projeto drogas na escola: intervindo para prevenir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS
PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS – NORDESTE
COLÉGIO: CETEP/LN
Rua Maria Feijó, sn
CEP:48.004-210









DROGAS NA ESCOLA: INTERVINDO PARA PREVENIR


ELISABETE APARECIDA BURANELLI VIEIRA
GLACILEIDE DE ANDRADE OLIVEIRA
IOLINDA ARAGÃO CONCEIÇÃO DE ASSIS
ROSANE QUEIROZ DE OLIVEIRA ROCHA

TUTORA: JULIANA FIUZA




ALAGOINHAS –BAHIA
2011















Projeto apresentado à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas como requisito parcial para avaliação do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, sob orientação da tutora Juliana Borges Fiúza.











SUMÁRIO

1. Introdução......................................................................................................... 04

2. Objetivo Geral .................................................................................................. 07

3. Objetivos Específicos ....................................................................................... 08

4. Metodologia ..................................................................................................... 09

5.Considerações Finais ....................................................................................... 12

6. Referências Bibliográficas ............................................................................... 15





















1. INTRODUÇÃO

Ouvir notícias sobre jovens que iniciam o uso de drogas cada vez mais cedo, entre 10 e 12 anos de idade,tem sido um tema constante nos meios de comunicação. Essa situação gerou a necessidade de orientar melhor esses adolescentes para que, conscientes dos males causados pelas drogas, evitem situações que possam levá-los ao primeiro contato com esse mundo perigoso e percebam que manter uma vida saudável é a melhor escolha que podem fazer.
Os dados estatísticos (tabela 01), do V LevantamentoNacional sobre Uso de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio das Redes Públicas, feito em 2004, pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, órgão ligado ao OBID, traçou um perfil do consumo de drogas entre jovens estudantes de 27 capitais brasileiras por jovens adolescentes entram em contato com drogas de diversas espécies, comprovado pela tabela a seguirreferente à capital Salvador, na Bahia.
Tabela01
Nesta pesquisa, os dados apontam o uso de drogas psicotrópicas (exceto tabaco e álcool) feito por crianças desde os 10 anos. Esse dado não deixa de ser uma triste constatação, pois fica comprovado que, em vez de viverem o período infantil com todas as características peculiares dessa fase, estão expostas prematuramente às drogas os que astornam mais vulneráveis à dependência.
Para orientá-los de forma mais sistemática e dinâmica elaborou-se este projeto que visa intervir na comunidade onde a escola está inserida, com ações diversas envolvendo, de forma interdisciplinar, professores de todas as áreas do conhecimento, alunos, pais e vários órgãos institucionais com os quais se estabelecerão parcerias.

2.1 Contextualizaçãoda escola.

O projeto será aplicado no colégio CETEP-LN, que fica localizado na rua Maria Feijó, s/n, bairro central. Este é um colégio de porte especial e em suas imediações há várias clínicas, outros estabelecimentos de ensino, um ginásio de esportes do município, bares, um clube recreativo, um hospital, um estádio de futebol e várias residências.
O colégio é um centro de formação técnicacom 5 cursos profissionalizantes integrados ao Ensino Médio, além de EJA e 3 cursos técnicos subsequentes. Seu corpo administrativo é composto por 01 diretor, 03 vices-diretores, que atuam em turnos distintos. Há 03 coordenadores pedagógicos, 10 coordenadores técnicos, 08 orientadores de Estágio, 130 professores, 06 porteiros , 06 vigilantes, 14 outros que se dividem em merendeiras, serventes e...
tracking img