Nasf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
A Atenção Primária à Saúde é complexa e demanda uma intervenção ampla em diversos aspectos para que se possa ter efeito positivo sobre a qualidade de vida da população. É definida como o primeiro contato na rede assistencial dentro do sistema de saúde, caracterizando-se, principalmente, pela continuidade e integralidade da atenção.
A Estratégia da Saúde da Família é umcomponente estrutural do sistema de saúde brasileira e tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção ao individuo, levando a saúde para mais perto das famílias melhorando assim a qualidade de vida da população e um maior vinculo entre o usuário e a equipe.
1.2 Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF) : Aspectos Normativos
O Ministério da Saúde Visando apoiar ainserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços e ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Primaria bem como sua resolutividade, além dos processos de territorialização e regionalização, criou com a Portaria GM n154, de 24 de Janeiro de 2008, Republica em 04 de Março de 2008 o NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Tendo como principal objetivo apoiar a inserção daEstratégia de Saúde da Família na rede de serviços.
A referida portaria traz como pressuposto politicas nacionais diversas, tais como: de Atenção Básica; de Promoção da Saúde; de Integração da pessoa com deficiência; de Alimentação e Nutrição; de Saúde da Criança e do Adolescente; de atenção integral á Saúde da Mulher; de Praticas Integrativas e Complementares; de Assistência Farmacêutica; daPessoa Idosa; de Saúde Mental; de Humanização em Saúde, além da Politica Nacional de Assistência Social e da Saúde do homem.
O NASF é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar e aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica /Saúde da Família.
Seus requisitos são além de conhecimento técnico, a responsabilidade por determinado numero de equipes de SF e odesenvolvimento de habilidades relacionadas ao paradigma da saúde da família. Deve estar comprometido, também, com a promoção de mudanças na atitude e na atuação dos profissionais da SF e entre sua própria equipe (NASF) incluindo na atuação ações Inter-setoriais e interdisciplinares, promoção, prevenção, reabilitação da saúde e cura, além de humanização de serviços, educação permanente, promoção daintegralidade e da organização territorial dos serviços de saúde.
O NASF deve ser constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem no apoio e em parceria com os profissionais das equipes de saúde da família, com foco nas praticas em saúde nos territórios sob-responsabilidade da equipe de Saúde da Família.
Existem duas modalidades de NASF: o NASF1 que devera ser composto por no mínimo cinco profissionais de nível superior (Psicólogo; Profissional de Educação Física; Nutricionista; Terapeuta Ocupacional; Medico Ginecologista; Medico Homeopata; Medico Acupunturista; Medico Pediatra; e Medico Psiquiatra) vinculado de 8 a 20 Equipes Saúde da Família.
O NASF 2 que deverá ser composto por no mínimo três profissionais de nível superior deocupações não-coincidentes (Assistente Social; Profissional de Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Nutricionista; Psicólogo; e Terapeuta Ocupacional ).
A equipe do NASF e as equipes da saúde da família criarão espaço de discussão para gestão do cuidado. Como, por exemplo, reuniões e atendimentos conjuntos constituindo processo de aprendizado coletivo. De maneira, que oNASF não se constitui porta de entrada do sistema para usuários, mas apoia ás equipes de saúde da família e tem como eixos a responsabilização, gestão compartilhada e apoio a coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família.
1.3 O NASF E SUA MISSÃO

Desafios essenciais estão permanentes colocados a APS, como a ampliação progressiva de sua cobertura populacional e sua integração...
tracking img