Metodologia plano de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA PLANO DE MARKETING

Análise de Porter

Podemos considerar a análise de Porter uma das principais etapas dentro da elaboração de um Plano de Marketing. É nesse momento que se avalia o nível de competição no mercado, fazendo assim, ser mais fácil ou difícil a inserção de um novo concorrente. O método para essa análise baseia-se no estudo das cinco principais forças, consideradaspelo seu criador, Michael Poter. Dependendo da intensidade de cada uma delas, concluímos o grau de competição do mercado, auxiliando o empreendedor na hora de decidir o melhor caminho para o seu negócio.

Barreiras a entrada de novos concorrentes

Aqui estudamos quais são as vantagens que os negócios já estabelecidos no mercado podem ter em relação aos entrantes. As mesmas podem ser pequenas, oque poderia incentivar o ingresso ou grandes, podendo até inviabilizar a entrada. Para melhor analisar essas barreiras, elas são divididas em cinco principais pontos:

• Economias de Escala
Representa a redução do custo unitário de um produto que pode haver uma vez que se aumenta a escala de produção ou volume de compra. Esse tópico é importante porque ajuda o entrante a decidir qual o tamanhoideal de seu negócio, aquele que reduzirá ao máximo os custos fixos.
O melhor jeito de se definir qual é o tamanho ideal do empreendimento é analisando a concorrência. Se nesse determinado mercado houver ganhos substanciais devido à produção ou compra em larga escala, aquele que optar por um tamanha menor, sofrerá constantes pressões sobre o preço e consequentemente, lucro.

• Diferenciação doProduto
Aqui se analisa a fidelização dos consumidores com determinada marca, produto ou serviço. Esse estudo é imprescindível porque possibilita ao entrante uma melhor percepção do mercado e consequentemente, uma melhor idéia de quanto esforço será necessário para romper com essa possível lealdade já existente com os concorrentes.
Essas informações são obtidas através de uma pesquisa demercado, junto ao público alvo do negócio. É importante levar em consideração quais os fatores fundamentais que guiam a escolha dos clientes.


• Necessidade de Capital

A análise dessa barreira de entrada visa mensurar a quantidade de capital inicial necessário para que um entrante se estabeleça em um determinado mercado. Inclusos nos valor do investimento inicial estão os custos com a criaçãoda infra-estrutura necessária até a publicidade que será feita.

• Custos de Mudança
Aqui se estuda os custos de trocar um fornecedor por outro e quais são os possíveis impactos dessa troca. Deve-se ter em mente que quando se menciona custos estão inclusos tanto os explícitos, monetariamente quantificáveis, quanto os implícitos, como o tempo despendido, por exemplo. Uma forma de se obter esseconhecimento é fazendo pesquisas junto aos fornecedores e os concorrentes.

• Acesso aos Canais de Distribuição
Neste tópico será estudada a distribuição do produto. Por vezes, as vendas podem ser feitas por intermediários, e não diretamente ao consumidor final. Nesses casos, deve-se analisar o quão fácil ou difícil é ter acesso a esses canais. Uma forma de se obter informações sobre tais éfazendo uma pesquisa com os concorrentes.

Pressão dos produtos e serviços substitutos
Consideram-se produtos e serviços substitutos aqueles que, por mais que sejam diferentes, desempenham a mesma função do produto em análise, satisfazendo a vontade do consumidor. Esses substitutos podem acabar por absorver uma fatia do mercado, dependendo da vantagem que ofereçam, e com isso, pressionando osdemais.
Os mais ameaçadores são aqueles podem melhorar sua relação custo/benefício ou tem margem de lucro suficientemente alta possibilitando uma eventual redução de seus preços
Essa etapa do estudo é importante, pois auxilia a escolha de qual estratégia será adotada pelo empreendimento para lidar com a concorrência. Para sua execução se realiza uma pesquisa com os concorrentes.

Poder de...
tracking img