Metodologia escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


O trabalho foi realizado na sala da 1ª fase do I ciclo, turno vespertino na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severiano os Neves, São Félix do Araguaia MT, no período de Setembro à Outubro.
A prática de ensino tendo em vista que o Estádio de Regência e sob a importância e elemento do curso que possibilita de maneira especial, é organizadopara isso sistematizar, avaliar e socializar experiências fundamentando-as teoricamente, e nos leva à reflexão, das teorias, de ressignificação de seus saberes docentes e de produção de conhecimentos.
O objetivo dessa pesquisa é através de observação e do estágio, conhecer a ação em prática pedagógica, tanto na parte teórica, quanto em sala de aula.
No que diz respeitoaos aspectos do ensino como aprendizagem, planejamento, avaliação e metodologia. Para que posteriormente possamos apresentar proposta para amenizar os problemas detectados no decorrer do estagio.
Durante o trabalho no desenvolvimento da atividade detectado nos alguns alunos com dificuldade na leitura e ao mesmo tempo, sugerimos soluções para problemas que a perturbam.Criamos a estratégia que despertar se o lúdico dos alunos, provocar a potencial imaginário criativo dos dicentes, através de oficina de teatro, cantinho de leitura de histórias, dramatização e confecção dos personagens.
Este trabalho servirá para uma ação - reflexão - a ação do docente, surge necessidade de estar-se-à mostrando nossos compromissos, competência como futuro profissionale condições práticas de trabalho.

Fundamentação Teórica


Para fundamentarmos nossas análises buscamos autores conhecidos na área educacional como Rousseau na obra de Marisa Del Cioppo, os PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais e a obra Escola ciclada de Mato Grosso da Secretaria do Estado de Educação).
Marisa cita Rousseau para fundamentar sua falaquando diz que devemos trabalhar atividades do interesse da criança para despertar sua motivação e conseqüentemente a participação em desenvolve-la, pois executará com satisfação e principalmente, ela entenderá o que está fazendo .e sua importantes.
Os PCNS ( parâmetros curriculares nacionais) vieram a contribuir no que diz respeito à interdisciplinaridade afirmando a necessidade dodocente sempre estar atento às diversas situações que ocorre no momento do ensino-aprendizagem para fazer as intervenções necessárias para auxiliar o aluno no momento oportuno. Outro material utilizado foi o livro “Escola Ciclada de Mato Grosso “que contribuiu na avaliação realizada, pois nos direcionou a uma postura de reflexão a nossa própria prática pedagógica, pois através do diagnóstico doavanço de conhecimento do aluno podemos inovar constatar se nossos objetivos foram alcançados”. Como foi constatado ao longo deste relatório, nosso estágio de regência não foi realizado de maneira aleatória, buscamos sempre nos fundamentarmos em autores que confirmassem nossas análises, reflexão fazendo-os buscar e encontrar resposta para nossas indagações e questionamento .Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severiano Neves.


Plano de Aula Semanal




Professora: Célia Alves Melo Rodrigues
Turma: "C"
Série: 1ª Fase do I ciclo
Turno: vespertino
Período: 1ª "uma semana"
Duração: 10/09 à 14/09/2007.

Objetivos:
• Levar o aluno compreender o funcionamento comunicativo da escrita, que se escreve para ser lidoreconhecendo a sua necessidade em diferentes situações;
• Ter confiança em sua capacidade para lidar com situações matemática desconhecidas utilizando conhecimentos prévios;
• Reconhecer a importância da função de cada parte da planta para a vida do homem estimulando a percepção da beleza da estação primavera;
• Saber valorizar a sua história
• Compreender e saber identificar...
tracking img