Fundamentos e metodologias do ensino da educação física escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Educação Física: conhecimentos e sua organização.

Assim como todo e qualquer programa educacional escolar que valorize o desenvolvimento global da criança por meio dos pressupostos construtivistas, a Educação Física também tem por objetivo influenciar positivamente o desenvolvimento de todos os aspectos da criança.
Nessaperspectiva é importante considerar que a atenção deve ser dada a diversos aspectos do seu desenvolvimento, desde os motores até tudo o que se refere á construção da personalidade e cidadania da criança. Nessa concepção os aspectos tem a mesma importância e não podem ser trabalhados isoladamente, já que se busca um desenvolvimento pleno dos alunos.
A perspectiva construtivista coloca que asinstituições educacionais devem considerar que a criança é capaz de aprender sempre e em qualquer lugar. Por isso devem superar as idéias de que um conhecimento seja pré-requisito de outro e da fase de desenvolvimento em que ela se encontra.
A Educação Física enquanto disciplina que ensina e desenvolve através do movimento deve ter a ação motora como sua ferramenta de ensino já que as ações motoras sãofundamentais ferramentas para que o processo de aprendizagem e construção do conhecimento aconteça. De acordo com o citado no artigo, “as manifestações motoras são, por si só, processos cognitivos de pleno direito, pois nelas acontecem as integrações dos processos automáticos, sensoriais, adaptativos e cognitivos”.
A colaboração da Educação Física enquanto área de conhecimento deve ser a depossibilitar às crianças de qualquer faixa etária autoconhecimento e reflexões acerca de sua linguagem e capacidade corporal de modo que possam se expressar em qualquer atividade dentro ou fora de instituição escolar.
É importante ressaltar aos profissionais da disciplina de Educação Física que elaborem seus planos de aula de modo que não passem e errada impressão de que se trata apenas de uma atividadefísica com simples execuções de movimentos padronizados. Muito, além disso, a Educação Física, como o próprio nome sugere, educa por meio do movimento, por isso deve proporcionar discussões, análises, reflexões e adaptações sobre o contexto no qual está inserido o movimento, de modo que as crianças sejam capazes de interpretar, compreender e transformar situações por meio dele.
Os conteúdos daEducação Física devem ser trabalhados a partir da cultura corporal de movimentos e nesse contexto devem ser entendidos como formas de expressão, comunicação, emoção e operação dos indivíduos.
Organizar os conteúdos é tão importante quanto desenvolver estratégias e ferramentas de ensino, e para o presente trabalho, apresento minha proposta de organização dos conteúdos baseado no que sugere os ParâmetrosCurriculares Nacionais de Educação Física.
São três blocos de conteúdos que se articulam entre si mas que também possuem conhecimentos próprios.

|Esportes, jogos, lutas e ginásticas |Atividades rítmicas e expressivas |
|Conhecimentos sobre o corpo |Os conteúdos referentes ao primeiro bloco de conteúdos são os que envolvem os esportes, jogos, lutas e ginásticas. Podemos citar apenas para ilustrar:

o jogos pré-desportivos: queimada, pique-bandeira, guerra das bolas, jogos pré-desportivos do futebol (gol-a-gol, controle, chute-em-gol, rebatida, drible, bobinho, dois toques); etc.
o jogos populares: bocha, malha, taco, boliche;
obrincadeiras: amarelinha, pular corda, elástico, bambolê, bolinha de gude, pião, pipas, lenço-atrás, corre-cutia, esconde-esconde, pega-pega, duro ou mole, agacha-agacha, mãe-da-rua, carrinhos de rolimã, cabo-de-guerra, etc.;
o atletismo: corridas de velocidade, de resistência, com obstáculos, de revezamento; saltos em distância, em altura, triplo, com vara; arremessos de peso, de...
tracking img