Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Empreendedorismo e o mundo do trabalho

Introdução

As várias concepções hoje existentes sobre o empreendedor demonstram o caráter rico e multifacetado desse ator: pessoa que assume riscos em condições de incerteza, fornecedor de capital financeiro, decisor, líder industrial, gestor ou executivo, dono de empresa, contratante, árbitro no mercado, entre outros. Estas distintas acepções geraram,muitas vezes, diferentes desdobramentos teóricos e abordagens empíricas (NAIR, PANDEY, 2006).

As inovações tecnológicas, a globalização e a aceleração das comunicações têm desencadeado uma enorme revolução no mundo do trabalho, trazendo como resultados o aumento da concorrência, a redução drástica de empregos e a maior exigência quanto às competências individuais.

Antigamente não erafrequente a mudança de emprego ou de carreira (tínhamos a ideia do emprego para toda a vida), ou mesmo a necessidade do aperfeiçoamento acadêmico constante. Hoje, com a concorrência cada vez mais feroz, a escassez de vagas e a persistente procura de uma melhor qualidade de vida, levam o trabalhador a investir cada vez mais na sua formação acadêmica e na incessante construção de uma rede derelacionamentos que poderão contribuir para a sua carreira profissional. Poderemos chamar a esta rede social, ligada ao desenvolvimento da empregabilidade do indivíduo, network.

Duas visões, em particular, são de interesse para o indivíduo a procura de trabalho: a do empreendedor como articulador de redes e a do empreendedor como agente de inovação. Tais abordagens, embora independentes, poderiam serunidas na proposição do empreendedor como criador de redes submetidas a graus variados de inovação.

Nesse contexto, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) jogam um importante papel nesta incessante procura de criatividade e inovação. É através delas que se aumentam as oportunidades, o acesso à informação e a participação efetiva dos cidadãos. Ela permite a ligação de todos com todos, apartilha rápida de informação e a participação coletiva nas decisões importantes da sociedade. Por este motivo, podemos afirmar que as TIC “revolucionaram” a forma como os empregos são atribuídos numa lógica de que se tornou fácil a investigação, análise e implementação do próprio emprego através do conhecimento disponibilizado pela internet que permite o conhecimento do que se faz de bom (e tambémde mau) no mundo inteiro (SILVA, SANTOS, GUEDES, 2011).

Mercado de trabalho

Nunca um só diploma de graduação valeu tão pouco. E há vários profissionais sentindo na pele as exigências de um mercado predador e competitivo. O profissional que antes era absoluto em sua área hoje se vê rodeado pela concorrência. Nos últimos anos, os números de faculdades e de cursos sendo oferecidos vêmaumentando avassaladoramente, mesmo que ser verifique um nivelamento por baixo da qualificação e adequação quanto à formação.

A cada dia, mais e mais “profissionais” são jogados no mercado de trabalho, numa prática destruidora, pois a maioria das Instituições Educacionais recém-nascidas não os prepara adequadamente nem para ingressar no mercado de trabalho nem para atender às expectativas da sociedade.E isso acaba levando grande parte a desistir de suas carreiras, passando a buscar atividades alternativas e empregos públicos.

Cursos em grandes faculdades podem ajudar, mas o profissional tem que se diferenciar com cursos de extensão e especialização. Apenas uma graduação não é condição suficiente para as pessoas obterem sucesso profissional. Os ciclos de negócios estão cada vez mais curtos.Ou seja, as Empresas, por força de um mercado altamente dinâmico e cada vez mais exigente, precisam implantar projetos e mudar o enfoque de atuação com muita agilidade. Dessa forma, as pessoas com formação restrita ficam condenadas ao desemprego ou a salários muito baixos. Um currículo globalizado é cada vez mais valorizado, pois a vivência no exterior, além de melhorar o nível de conhecimento...
tracking img