Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO
O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização.
O conceito de empreendedorismo tem sido muito disseminado no Brasil, nos últimos anos no final da década de 1990. Existem vários fatos que explicam esse interesse pelo assunto. No caso brasileiro as preocupações de pequenas empresas e a necessidade de diminuição dataxa de mortalidade nesses empreendimentos, que tem recebido mais atenção pelo governo e outras autoridades. Isso porque grandes empresas brasileiras tiveram de fazer grandes buscas para aumentar a competitividade, reduzir custos e taxas, e manter-se no mercado. O processo empreendedor e seus fatores críticos ao sucesso e o perfil de empreendedores de sucessos, espera-se que essa estatística, aindapreocupante seja gradativamente alterada, por meio da adoção de técnicas e métodos comprovadamente eficientes e destinados a auxiliar o desenvolvimento e a manutenção das pequenas empresas brasileiras.
A necessidade de capacitar um número cada vez maior de empreendedores justifica a compilação de tais informações de maneira a facilitar o acesso. Ultimamente muitos países têm dado maisimportância sobre empreendedorismo para chegar a alguma definições. Em seguida discute-se o surgimento da idéia, o processo criativo de identificação de uma oportunidade, tanto nos negócios chamados tradicionais, como na internet chamava nova economia. Na sequência, são apresentadas as principais formas existentes no país para o financiamento de negócios. Além disso, o livro também está recheado de estudosde casos reais de empreendedores brasileiros que venceram as barreiras iniciais e conquistaram o sucesso. Para alguns, essa conquista é uma tarefa diária e continua, com muitas derrotas no meio do caminho.
2 - O PROCESSO EMPREENDEDOR
No século XX, foi criada a maioria das invenções que revolucionaram o estilo de vida das pessoas. Geralmente essas invenções são frutos de inovação, por trásdessas invenções, existem pessoas, ou equipes de pessoas com características especiais que são visionárias, questionam e arriscam.
Quando empreendedores resolvem revolucionar tudo, seu comportamento e o que ele pretende fazer devem ficar bem claros para que todos entendam.
Alguns conceitos administrativos predominaram em determinados períodos do século XX, de desenvolvimento e consolidação docapitalismo.
Algumas invenções e conquistas do século XX
-------------------------------------------------
1903 – Avião motorizado
-------------------------------------------------
1923 – Aparelho televisor
-------------------------------------------------
1943 – Computador
-------------------------------------------------
1945 – Bomba atômica
-------------------------------------------------1961 – Homem vai ao espaço
-------------------------------------------------
1993 – Clonagem de embriões humanos
-------------------------------------------------
1997 – Primeiro animal clonado: a ovelha Dolly
-------------------------------------------------
2000 – Sequenciamento do genoma humano
Acredita-se que o empreendedorismo irá, cada vez mais, mudar a forma de se fazer negócios nomundo. O Papel do empreendedor sempre foi fundamental na sociedade. A competição na economia também força novos empresários a adotar diferentes paradigmas.
Os empreendedores estão eliminando barreiras comercias e culturais, encurtando distâncias, globalizando e renovando os conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para asociedade.
A internet vem mostrando que idéias inovadoras, um bom planejamento, equipe competente e motivada e capital, quando usados em um momento adequado, podem gerar negócios grandiosos em um curto espaço de tempo.
O empreendedorismo tem sido o centro das políticas públicas na maioria dos países.
Em todo o mundo, o interesse pelo empreendedorismo se estende além das ações dos governos...
tracking img