Metodologia de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA DE ENSINO
Prática Pedagógica



Vanusa Alves Figueiredo

Mônica Maria Vieira Lima Barbosa-Tutora Externa
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED0115) – Prática do Módulo V
03/12/12



RESUMO


Este estudo objetiva apreciar e avaliar os métodos e práticas pedagógicas desenvolvidas em uma sala de aula do 3º ano do EnsinoFundamental, durante estágio desenvolvido em instituição de ensino municipal, na cidade de Paulo Afonso-BA, com levantamento bibliográfico, observação em sala de aula, regência por 20 horas/aula e entrevista realizada com a educadora responsável pela turma. A práxis pedagógica, desenvolvida pela educadora, em sala de aula é foco desta pesquisa, que serviu como parâmetro comparativo entre a teoria e aprática vivenciada no cotidiano escolar. Não existe um modelo pronto de prática a ser aplicado, cada educador adequa o trabalho a sua realidade e adquiri, com a experiência, um modo próprio de mediar o conhecimento fazendo uso dos saberes necessários à prática pedagógica.


Palavras-chave: Práticas Pedagógicas. Educadora. Mediar Conhecimento.



1 INTRODUÇÃO


Cabe aoeducador, por meio da intervenção pedagógica, promover a realização de aprendizagens com o maior grau de significado possível, uma vez que esta nunca é absoluta — sempre é possível estabelecer alguma relação entre o que se pretende conhecer e as possibilidades de observação, reflexão e informação que o sujeito já possui. (PCN, 1997, p. 35)




Desde os tempos antigos se discute sobre amelhor maneira de educar e ensinar conteúdos e conhecimentos necessários á formação intelectual, moral e social dos alunos. Anteriormente se concentrava o processo de ensino apenas no educador que seria o detentor do conhecimento, no decorrer da história da educação muitos teóricos e filósofos discorreram sobre o assunto, com a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei9394/96), passou-se a adotar na educação brasileira uma linha interacionista que acredita que o conhecimento se dá na decorrência do intercâmbio entre objeto e sujeito.


A presente pesquisa é resultado do Estagio composto por 08 h/aula de observação mais 20h/aulas de Regência da turma tendo como área de concentração “Metodologias de Ensino” focando nas Práticas Pedagógicas desenvolvidas pelosprofessores observados, analisando o ato de ensinar e aprender. O interesse pelo tema “Metodologias de Ensino – Práticas Pedagógicas” surgiu ao perceber que, como profissional em formação, aprofundar os conhecimentos e estudos na área de metodologias e práticas pedagógicas proporcionará uma formação docente de qualidade possibilitando levar aos educandos uma didática comprometida com a formação decidadãos críticos, participativos e atuantes e não somente preocupada em transmitir conteúdos.


Este estudo objetiva apreciar e avaliar os métodos e práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula na Escola Municipal Rivadalva de Carvalho, situada no Bairro Tancredo Neves II, Paulo Afonso – BA, escolhida para desenvolvimento do estágio, buscando refletir sobre uma prática pedagógicainterdisciplinar e formadora de cidadãos letrados.





2 O CONHECIMENTO DOS PROFESSORES



A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), no artigo 26 determina que “Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelascaracterísticas regionais e locais da sociedade, da cultura e da economia da clientela”. Dessa forma constatamos que o currículo do ensino fundamental e médio deve manter uma base nacional comum a ser trabalhada, porém uma parte diversificada pode ser trabalhada conforme a necessidade de cada grupo.


O conhecimento é a analogia estabelecida entre o sujeito que deseja conhecer ou o...
tracking img